Ir para o conteúdo

TIC Educação - 2017

Escolas Urbanas - Professores



F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA




PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
Total de professores
Percentual (%) Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentos Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet Número insuficiente de computadores conectados à Internet Baixa velocidade de conexão à Internet Número insuficiente de computadores por aluno Equipamentos obsoletos ou ultrapassados Pressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previsto Pressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenho Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas
Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu
TOTAL 57 25 14 3 0 0 36 26 32 6 0 0 69 16 12 2 0 0 66 18 12 2 1 0 70 16 9 5 1 0 62 17 13 6 1 1 39 34 25 2 0 0 31 30 35 4 0 0 45 34 18 3 0 0
SEXO Feminino 58 24 13 4 1 0 36 25 32 6 0 0 70 15 13 2 0 0 67 17 12 2 1 0 71 15 8 5 1 0 62 17 13 6 2 1 38 33 27 2 0 0 31 29 35 4 0 0 45 35 17 3 0 0
Masculino 56 26 14 3 0 0 37 28 30 5 0 0 67 18 12 2 0 0 65 21 11 2 0 0 65 19 10 6 0 0 63 18 14 5 0 0 42 36 20 2 0 0 30 35 33 2 0 0 44 31 23 1 0 0
FAIXA ETÁRIA Até 30 anos 54 34 9 4 0 0 31 34 31 4 0 0 73 15 10 1 0 0 59 28 12 1 0 0 70 20 8 1 1 0 56 29 12 3 1 0 31 45 23 1 0 0 28 38 31 3 0 0 35 39 26 1 0 0
De 31 a 45 anos 56 26 13 4 1 0 33 28 31 7 0 1 69 17 11 2 1 1 66 19 10 3 0 1 71 16 9 3 1 0 64 16 13 4 1 1 37 36 24 3 0 1 31 31 34 3 1 0 44 36 17 2 0 0
De 46 anos ou mais 61 20 16 3 0 0 43 20 32 5 0 0 68 14 15 2 0 0 69 13 15 1 2 0 68 14 9 8 1 0 62 14 13 9 2 0 45 25 29 1 0 0 32 27 36 4 0 0 50 29 15 5 0 0
RENDA FAMILIAR Até 3 SM 54 32 9 4 1 0 38 25 31 4 1 1 66 23 10 0 1 0 64 17 16 0 3 0 72 16 8 3 1 0 67 20 11 1 1 0 33 42 24 0 1 0 28 35 35 2 1 0 47 38 14 0 1 0
Mais de 3 até 5 SM 62 24 9 4 0 1 40 28 24 8 0 1 72 15 11 1 0 1 68 22 8 2 0 0 68 21 8 2 0 1 65 18 11 5 0 1 41 35 20 3 0 1 37 29 27 6 0 1 54 29 16 1 0 1
Mais de 5 SM 55 23 17 3 0 0 35 24 36 5 0 0 69 14 14 3 0 0 67 16 13 3 1 0 71 12 9 7 1 0 60 15 14 8 2 1 40 30 28 2 0 0 29 29 39 3 0 0 40 36 20 5 0 0
RENDA PESSOAL Até 3 SM 51 32 14 3 0 0 30 29 35 5 0 1 63 21 14 1 0 1 59 20 18 0 1 0 64 20 9 6 1 0 55 23 13 7 2 1 32 38 29 0 0 0 27 34 36 2 1 0 43 35 17 4 0 0
Mais de 3 até 5 SM 63 22 11 4 0 0 40 26 27 6 0 0 75 13 11 2 0 0 71 18 7 3 1 0 76 13 7 3 1 0 67 15 12 5 0 0 41 35 21 3 0 0 35 31 29 5 0 0 49 36 14 1 0 0
Mais de 5 SM 59 19 17 4 0 0 39 21 34 6 0 0 70 13 12 5 0 0 70 13 11 4 1 1 69 13 11 6 0 1 66 12 14 6 2 1 46 24 26 3 0 1 30 25 42 3 0 0 42 30 25 3 0 0
REGIÃO Norte 73 20 5 2 0 0 43 35 19 2 0 0 81 13 3 1 1 1 81 12 3 2 1 1 84 9 4 2 1 0 77 15 4 2 1 0 48 35 15 1 1 1 39 35 25 1 0 0 63 27 10 1 0 0
Centro-Oeste 60 22 16 1 1 0 35 20 41 3 1 0 67 12 18 1 1 0 68 16 15 0 1 0 68 13 14 3 2 0 65 13 18 2 2 0 40 26 33 2 0 0 35 26 38 2 0 0 44 27 27 1 1 0
Nordeste 59 22 14 4 0 0 45 22 30 3 0 1 69 21 9 0 0 0 69 19 11 1 0 0 74 16 7 2 0 0 64 18 15 2 1 0 36 34 29 1 0 0 29 34 34 1 1 1 51 33 14 0 0 1
Sudeste 55 29 13 2 0 0 33 28 32 7 0 0 72 12 14 2 0 0 65 18 12 2 2 0 70 16 7 6 1 0 61 18 10 9 2 1 41 35 22 2 0 0 32 27 35 4 0 0 41 35 19 4 0 0
Sul 49 23 18 9 0 0 27 25 35 12 0 0 55 21 15 8 0 0 57 19 18 5 0 0 54 23 15 7 1 0 53 18 19 10 1 0 32 31 31 6 0 0 21 32 37 9 0 0 35 41 19 5 0 0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Pública Municipal 61 24 12 3 0 0 42 26 27 4 0 0 75 16 7 2 0 0 70 20 8 1 1 0 73 17 7 2 1 0 63 19 11 5 0 0 39 33 26 1 0 0 35 28 32 4 1 0 50 35 14 1 0 0
Pública Estadual 68 22 8 2 0 0 39 29 26 5 0 0 77 15 5 1 1 0 75 16 5 2 1 0 79 13 4 3 1 0 70 17 6 3 3 0 46 33 18 2 0 1 34 31 32 3 0 0 51 32 15 1 0 0
Total - Públicas 64 23 10 2 0 0 41 28 26 5 0 0 76 16 6 2 0 0 73 18 7 1 1 0 76 15 5 2 1 0 67 18 9 4 2 0 43 33 22 2 0 0 35 30 32 3 0 0 51 34 15 1 0 0
Particular 31 32 28 8 1 1 20 18 51 10 0 1 43 16 36 4 0 1 42 18 32 5 2 1 46 19 21 14 0 1 44 12 29 14 1 1 23 35 38 3 0 1 16 33 44 5 0 1 24 34 30 10 0 1
DISCIPLINA QUE LECIONA Língua Portuguesa 53 30 13 4 0 0 33 25 34 9 0 0 69 18 10 3 0 0 68 17 10 3 1 0 68 18 8 6 1 0 64 19 12 5 0 1 37 35 25 3 0 0 25 32 37 5 0 0 40 40 18 2 0 1
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental) 59 26 10 5 0 0 42 22 30 6 0 1 73 15 11 1 0 0 70 18 10 1 2 0 75 15 7 1 1 0 61 17 16 3 2 1 41 29 30 1 0 0 36 25 36 3 0 0 51 32 16 0 0 0
Matemática 60 19 17 2 1 1 36 29 31 3 0 0 66 14 16 2 1 1 62 19 16 2 0 1 68 14 10 7 0 0 62 15 12 9 2 1 39 36 22 2 0 1 32 33 31 3 0 0 46 29 19 5 0 0
SÉRIE 4ª série/5º  ano do Ensino Fundamental 55 28 13 4 0 0 37 25 32 4 0 0 70 13 16 1 0 0 66 18 14 1 2 0 70 15 9 5 1 0 62 15 14 7 1 0 37 34 29 1 0 0 33 30 34 3 1 0 47 35 14 4 0 0
8ª série/9º  ano do Ensino Fundamental 55 25 16 4 0 1 36 22 34 7 0 1 65 19 11 4 0 1 64 20 13 2 1 0 66 19 10 4 1 0 58 22 13 5 1 1 35 36 26 2 0 1 28 29 37 5 0 1 40 32 24 2 0 1
2º ano do Ensino Médio 63 21 13 3 1 0 36 29 28 6 0 0 71 17 9 2 0 0 69 17 8 4 1 1 72 15 7 4 1 0 65 16 11 5 2 1 44 32 20 3 0 1 30 32 33 4 0 0 47 33 17 2 0 0
  • Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017.