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TIC Educação


Objetivos da pesquisa

Realizada desde 2010, a pesquisa entrevista a comunidade escolar (alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores) para mapear o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em escolas públicas e privadas de educação básica.

Áreas de investigação

Os indicadores desenvolvidos pela pesquisa TIC Educação contemplam as seguintes unidades de análise: escolas, alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Para cada público que participa da pesquisa, informações sobre acesso e uso de TIC são investigados, tais como:

Em escolas:

  • Infraestrutura de TIC nas escolas;
  • Uso de tecnologias em atividades de gestão escolar;
  • Existência de projeto de formação para os educadores e a comunidade escolar sobre o uso de tecnologias;
  • Inserção de TIC ao currículo.

Para alunos:

  • Perfil de uso de dispositivos e redes;
  • Habilidades no uso destas tecnologias;
  • Desenvolvimento de competências a partir do uso de tecnologias;
  • Uso de tecnologias em atividades de aprendizagem;
  • Orientação para o uso crítico, seguro e responsável de TIC.

Para professores, coordenadores pedagógicos e diretores:

  • Perfil profissional;
  • Perfil de uso de dispositivos e redes;
  • Habilidades e formação específica para o uso de TIC;
  • Uso de TIC em atividades educacionais e de coordenação;
  • Percepção sobre oportunidades e desafios para o uso dessas tecnologias no ambiente escolar.

Apoio institucional

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.

 

Referências internacionais

A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com base no referencial metodológico proposto nos relatórios InfoDev, do Banco Mundial, e no estudo Sites 2006 (Second Infomation Technology in Education Study), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Atualmente a pesquisa se alinha aos manuais produzidos pelo Unesco Institute for Statistics (UIS/Unesco).

Metodologia

A pesquisa tem abrangência nacional e considera as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas (a partir de 2011). Para a seleção da amostra é utilizado o cadastro construído anualmente pelo Censo Escolar conduzido pelo Inep. Em áreas rurais (a partir de 2017), são selecionadas escolas públicas e privadas também cadastradas no Censo Escolar.

As entrevistas são realizadas presencialmente (Computer-assisted personal interviewing - CAPI) para alguns públicos e por telefone (Computer-assisted telephone interviewing - CATI) para outros respondentes.