Ir para o conteúdo
ShutterStock copyright

Painel TIC COVID-19


Objetivos da pesquisa

O Painel TIC COVID-19 tem como objetivo coletar informações sobre o uso da Internet durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

A nova pesquisa teve como referência parte dos indicadores da pesquisa TIC Domicílios, o que permite criar uma base de comparação com levantamentos realizados anteriormente à pandemia.

Áreas de investigação

Planejada para ser realizada em três edições, entre junho e agosto de 2020, a pesquisa investiga atividades realizadas na Internet e dispositivos utilizados para acesso à rede, tendo como referência os indicadores validados pela pesquisa TIC Domicílios.

Além disso, foram criados módulos temáticos para aprofundar e detalhar aspectos do uso da rede relacionados ao contexto de enfrentamento da pandemia da COVID-19 e seus efeitos na sociedade. Para tanto, o Painel TIC COVID-19 inclui indicadores referentes aos seguintes temas:

1ª edição

Cultura

Comércio eletrônico

2ª edição

Serviços públicos on-line

Telessaúde

Privacidade

3ª edição

Ensino remoto

Teletrabalho

Referências internacionais

O Painel TIC COVID-19 inclui indicadores definidos internacionalmente, adotando referenciais da iniciativa multissetorial Partnership on Measuring ICT for Development, liderada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A principal referência para os indicadores é o Manual for Measuring ICT Access and Use by Households and Individuals. Inclui, ainda, indicadores elaborados em colaboração com outras organizações, parte de um esforço internacional para se medir o uso da Internet no contexto da pandemia e do distanciamento social.

Parte dos indicadores de comércio eletrônico da 1ª edição foi desenvolvida em um projeto liderado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), com o objetivo de averiguar os hábitos de consumo on-line durante a pandemia em nove países.

Os indicadores de privacidade da 2ª edição foram desenvolvidos como parte de um esforço regional junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de medir a percepção dos habitantes de diferentes países da América Latina e Caribe sobre a proteção dos direitos de privacidade.

Metodologia

A população-alvo da pesquisa são os indivíduos de 16 anos ou mais de idade que sejam usuários de Internet no Brasil. A pesquisa é realizada por meio de um painel web, complementado por entrevistas por telefone.