PROPORÇÃO PARA O INDICADOR C1A1 – COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS URBANAS, POR AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA A INTEGRAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Total de coordenadores pedagógicos que atuam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Aumentar o número de computadores por aluno
Aumentar o número de computadores conectados à Internet
Aumentar a velocidade de acesso à Internet
Melhorar as habilidades e competências dos professores no uso das tecnologias
Melhorar as habilidades e competências dos alunos no uso das tecnologias
Desenvolver novas práticas de ensino que envolvam o uso de computador e Internet
Outra
Nenhuma dessas
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
20
15
11
21
8
23
0
0
0
-
SEXO
Feminino
21
15
12
21
8
23
0
0
0
-
Masculino
20
20
4
21
9
24
0
2
0
-
FAIXA ETÁRIA
Até 39 anos
21
9
10
31
5
24
0
0
0
-
De 40 a 47 anos
20
23
11
14
9
23
1
0
0
-
De 48 anos ou mais
21
14
13
19
10
22
0
1
0
-
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
16
9
9
38
13
13
0
2
0
-
Mais de 3 até 5 SM
20
22
11
20
10
16
1
0
0
-
Mais de 5 SM
22
13
12
18
6
29
0
0
0
-
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
20
10
10
29
8
22
0
1
0
-
Mais de 3 até 5 SM
22
20
12
17
9
20
0
0
0
-
Mais de 5 SM
19
15
11
17
7
30
0
0
0
-
REGIÃO
Norte
14
22
7
18
6
28
2
0
1
-
Centro-Oeste
20
15
17
11
4
31
0
1
0
-
Nordeste
20
16
9
22
8
23
1
1
0
-
Sudeste
22
15
9
23
11
20
0
0
0
-
Sul
20
10
21
21
3
24
0
0
0
-
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
18
19
10
25
7
20
1
1
0
-
Pública Estadual
29
24
15
12
2
18
0
0
0
-
Total - Públicas
23
21
12
19
5
19
1
0
0
-
Particular
15
1
9
26
16
33
0
0
0
-
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.