PROPORÇÃO PARA O INDICADOR C16 – COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS URBANAS, POR PARTICIPAÇÃO EM CURSOS, DEBATES E PALESTRAS SOBRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
Total de coordenadores pedagógicos que atuam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Diretrizes curriculares para o uso de tecnologias em atividades de ensino e de aprendizagem
Programas de computador e aplicativos de criação de conteúdos educacionais
Uso de tecnologias na avaliação dos alunos
Licenças de uso de recursos educacionais obtidos na Internet
Uso de tecnologias em novas práticas de ensino
Divulgação de dados dos alunos e da escola na internet
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
60
39
0
0
47
53
0
0
54
45
-
0
30
69
1
0
66
34
-
0
61
39
0
0
SEXO
Feminino
59
40
0
0
47
53
0
0
54
46
-
0
30
69
1
0
66
34
-
0
61
39
0
0
Masculino
71
29
0
0
49
51
0
0
62
38
-
0
23
77
0
0
68
32
-
0
58
42
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 39 anos
54
46
0
0
45
55
0
0
47
53
-
0
25
75
1
0
65
35
-
0
51
49
0
0
De 40 a 47 anos
60
40
0
0
44
55
0
0
51
48
-
0
32
68
0
0
61
38
-
0
66
34
0
0
De 48 anos ou mais
67
33
0
0
52
48
0
0
64
36
-
0
32
66
1
1
72
28
-
0
65
35
0
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
48
51
0
0
42
57
0
0
34
66
-
0
23
75
2
0
44
56
-
0
38
62
0
0
Mais de 3 até 5 SM
62
38
0
0
45
55
0
0
59
41
-
0
33
66
0
0
73
27
-
0
60
40
0
0
Mais de 5 SM
63
37
0
0
50
50
0
0
57
43
-
0
29
70
0
1
68
31
-
0
66
33
0
0
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
57
43
0
0
52
47
0
0
49
51
-
0
30
69
1
0
62
37
-
0
56
44
0
0
Mais de 3 até 5 SM
62
38
0
0
42
58
0
0
56
44
-
0
31
68
0
1
72
28
-
0
61
39
0
0
Mais de 5 SM
64
36
0
0
49
51
0
0
59
41
-
0
26
73
1
0
62
38
-
0
66
34
0
0
REGIÃO
Norte
60
40
0
0
40
60
0
0
42
58
-
0
23
76
1
0
65
35
-
0
44
56
0
0
Centro-Oeste
70
30
0
0
50
50
0
0
66
34
-
0
34
64
1
0
74
26
-
0
63
37
0
0
Nordeste
50
50
0
0
44
55
0
0
43
57
-
0
31
69
0
0
59
41
-
0
67
33
0
0
Sudeste
65
35
0
0
51
48
0
0
59
40
-
0
28
70
0
1
69
30
-
0
61
39
0
0
Sul
65
35
0
0
45
55
0
0
65
35
-
0
31
67
2
0
70
30
-
0
53
47
0
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
52
48
0
0
32
68
0
0
45
55
-
0
27
72
1
0
54
46
-
0
53
47
0
0
Pública Estadual
61
39
0
0
48
52
0
0
57
43
-
0
21
78
1
0
70
30
-
0
58
42
0
0
Total - Públicas
56
44
0
0
39
61
0
0
50
50
-
0
24
75
1
0
61
39
-
0
55
44
0
0
Particular
71
28
0
1
69
31
0
1
65
34
-
1
43
55
1
1
80
20
-
1
73
26
0
1
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.