Ir para o conteúdo

TIC Educação - 2018

Escolas Urbanas - Professores



F2 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA




PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F2 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
Total de professores que lecionam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentosFalta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da InternetNúmero insuficiente de computadores conectados à InternetBaixa velocidade de conexão à InternetNúmero insuficiente de computadores por alunoEquipamentos obsoletos ou ultrapassadosPressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previstoPressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenhoAusência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas
Dificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeuDificulta muitoDificulta um poucoNão dificulta nadaNesta escola isso não aconteceNão sabeNão respondeu
TOTAL 59 25 12 4 0 0 36 32 29 3 0 0 67 16 12 4 1 0 65 20 11 3 1 0 69 14 11 5 1 0 60 18 14 6 1 0 45 34 18 3 0 0 35 36 26 3 0 0 57 27 15 1 0 0
SEXOFeminino 56 27 12 5 0 0 35 31 31 3 0 0 66 16 12 5 1 0 64 21 10 3 1 0 69 14 10 6 1 0 60 18 13 7 1 0 47 33 18 3 0 0 34 35 27 3 0 0 57 26 15 1 0 0
Masculino 66 19 12 2 0 0 40 34 22 3 0 0 69 18 10 3 1 0 67 17 14 2 1 0 70 16 11 3 1 0 60 20 16 3 1 0 42 37 19 2 0 0 39 38 21 2 0 0 55 30 14 1 0 0
FAIXA ETÁRIAAté 30 anos 51 28 16 5 0 0 25 38 35 2 0 0 66 18 13 2 2 0 59 27 12 1 1 0 66 15 16 2 1 0 44 23 23 7 2 0 36 36 25 4 0 0 31 36 30 4 0 0 41 31 25 3 0 0
De 31 a 45 anos 61 25 11 2 0 0 35 33 29 3 0 0 66 18 13 2 1 0 66 19 12 1 2 0 68 18 10 3 1 0 59 20 16 4 1 0 41 40 18 2 0 0 36 40 22 1 0 0 52 30 17 0 0 0
De 46 anos ou mais 57 24 11 7 0 0 41 28 27 3 0 0 68 14 9 7 1 0 65 19 9 6 0 0 72 10 10 8 1 0 66 15 9 8 2 0 53 27 17 3 0 0 36 31 29 4 0 0 66 22 10 1 0 0
RENDA FAMILIARAté 3 SM 53 33 12 2 0 0 33 44 23 1 0 0 68 19 11 1 2 0 64 19 11 1 5 0 69 18 8 4 1 0 60 19 13 8 1 0 43 39 17 1 0 0 41 37 21 1 0 0 60 25 14 1 0 0
Mais de 3 até 5 SM 65 25 10 1 0 0 41 34 23 3 0 0 76 14 9 1 0 0 79 15 5 0 1 0 73 17 7 3 0 0 65 21 10 3 1 0 50 31 15 4 0 0 40 38 18 3 0 0 67 20 11 2 0 0
Mais de 5 SM 57 23 13 7 0 0 35 29 33 4 0 0 62 17 13 7 1 0 59 23 13 5 0 0 68 13 12 6 1 0 58 17 16 7 1 0 44 34 19 3 0 0 32 35 30 3 0 0 51 30 17 1 0 0
RENDA PESSOALAté 3 SM 55 29 13 2 1 0 31 38 29 2 0 0 65 19 14 1 1 0 64 22 12 0 2 0 67 19 10 2 1 0 55 24 15 6 1 0 45 36 16 3 0 0 33 43 21 2 1 0 57 25 15 2 0 0
Mais de 3 até 5 SM 64 27 7 2 0 0 41 30 26 3 0 0 75 17 7 1 0 0 73 20 6 0 0 0 74 15 7 2 0 0 69 18 9 3 1 0 49 31 17 3 0 0 41 33 22 3 0 0 62 26 11 1 0 0
Mais de 5 SM 56 19 15 10 0 0 36 28 32 4 0 0 61 14 14 10 1 0 56 19 16 8 0 0 67 9 14 10 1 0 56 14 18 11 1 0 42 34 20 2 0 0 31 34 33 3 0 0 51 29 19 1 0 0
REGIÃONorte 71 21 7 1 0 0 53 27 19 1 0 0 84 10 5 2 0 0 83 12 3 1 0 0 83 10 3 3 1 0 79 15 3 2 1 0 54 31 15 1 0 0 46 37 16 1 0 0 60 32 7 0 0 0
Centro-Oeste 59 26 13 2 0 0 29 32 35 4 0 0 68 19 11 1 2 0 73 19 7 0 1 0 74 12 12 1 1 0 63 18 16 2 1 0 40 38 20 1 1 0 36 35 27 1 0 0 49 25 26 0 1 0
Nordeste 67 23 9 1 0 0 51 30 17 2 0 0 77 13 9 1 0 0 73 16 9 0 2 0 76 13 8 2 1 0 66 20 9 4 1 0 45 39 14 1 0 0 43 41 15 1 0 0 69 21 10 1 0 0
Sudeste 51 26 14 8 0 0 30 33 33 4 0 0 59 20 12 8 1 0 54 25 14 6 1 0 63 17 12 8 1 0 53 18 17 11 1 0 48 31 16 5 0 0 31 35 29 5 0 0 52 29 16 2 0 0
Sul 58 26 13 3 0 0 24 32 41 3 0 0 59 15 22 2 2 0 66 20 13 0 1 0 67 13 15 3 1 0 60 18 20 1 1 0 37 31 32 1 0 0 26 31 42 1 1 0 47 33 19 0 1 0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVAPública Municipal 64 27 6 3 0 0 41 33 24 2 0 0 75 14 7 2 0 0 72 17 9 0 2 0 78 12 7 3 0 0 64 19 9 5 1 0 47 34 15 4 0 0 38 37 21 4 0 0 64 26 9 1 0 0
Pública Estadual 69 20 10 1 0 0 40 33 25 2 1 0 74 16 8 1 1 0 77 16 6 1 1 0 75 16 5 2 1 0 70 19 8 1 1 0 44 35 19 1 0 0 39 34 25 1 0 0 58 28 13 0 0 0
Total  ̶  Públicas 67 23 8 2 0 0 40 33 24 2 0 0 75 15 8 2 1 0 75 16 7 1 1 0 77 14 6 2 1 0 67 19 9 3 1 0 46 35 17 2 0 0 39 36 23 2 0 0 61 27 11 0 0 0
Particular 30 30 26 14 1 0 24 27 44 6 0 0 40 21 25 14 1 0 31 34 22 12 1 0 44 15 26 14 1 0 37 15 31 16 1 0 45 31 20 4 0 0 24 38 34 4 1 0 42 26 28 4 0 0
DISCIPLINALíngua portuguesa 59 29 10 3 0 0 32 36 28 3 0 0 65 20 13 2 1 0 65 22 11 1 0 0 68 18 10 2 1 0 58 21 17 3 1 0 33 44 19 3 0 0 31 41 25 3 0 0 49 33 16 2 0 0
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental) 58 23 10 9 0 0 38 32 28 2 0 0 72 13 6 9 1 0 64 21 7 6 2 0 75 8 8 8 0 0 65 14 8 12 1 0 59 26 13 2 0 0 33 36 28 2 0 0 69 19 10 1 0 0
Matemática 59 23 16 2 0 0 38 27 31 3 0 0 64 17 16 2 1 0 66 17 15 1 1 0 65 16 14 4 1 0 58 19 17 3 2 0 46 30 22 2 0 0 42 31 24 3 0 0 53 28 18 1 0 0
SÉRIE4ª série/5º ano do Ensino Fundamental 56 25 12 7 0 0 36 32 29 2 0 0 66 16 10 7 1 0 61 22 10 5 2 0 70 12 11 7 0 0 60 17 12 11 1 0 54 27 15 5 0 0 32 35 28 5 0 0 64 21 14 1 0 0
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental 61 25 12 2 0 0 35 30 31 4 0 0 70 13 15 2 0 0 67 17 14 1 0 0 72 15 10 3 1 0 61 18 18 3 1 0 33 43 23 1 0 0 32 40 27 1 0 0 50 31 17 1 1 0
2º ano do Ensino Médio 60 25 12 3 0 0 39 32 25 4 0 0 65 20 10 3 1 0 68 21 8 2 1 0 67 17 11 4 1 0 61 21 12 3 2 0 47 35 17 1 0 0 43 34 21 1 0 0 53 31 15 1 0 0
  • Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018.