Ir para o conteúdo

[Microdados] TIC Educação - 2019

Escolas Urbanas - Coordenadores

Com base nas Data on the Web Best Practices (DWBP) do World Wide Web Consortium (W3C), o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), disponibiliza a seguir os metadados e a documentação da pesquisa TIC Educação 2019. Para ter acesso aos microdados, veja mais informações aqui.

Descrição

Título Microdados TIC Educação - 2019 - Coordenadores
URI https://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2019/escolas-urbanas-coordenadores/
Palavras-chave TIC, Internet, Educação, Ensino, Aprendizagem, Escolas urbanas,
Data de publicação 2021-03-03
Instituição responsável NIC.br
Publicador Cetic.br
Contato https://cetic.br/pt/contato/
Abrangência geográfica Nacional (Brasil)
Periodicidade de coleta Anual
Tema Acesso, uso e apropriação da Internet nas escolas urbanas
Idioma Português
Versão atual 1.0
Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Citação Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2020). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2019: Questionário. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2019/escolas-urbanas-coordenadores/#documentacao
Tipo de operação estatística Pesquisa com estabelecimento
Objetivo(s)

Identificar o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas brasileiras, assim como a sua apropriação por alunos, professores, coordenadores e gestores no processo de ensino e de aprendizagem e na gestão escolar.

Módulos temáticos

Módulo A: Perfil demográfico e profissional;
Módulo B: Perfil do usuário de computador e Internet;
Módulo C: Atividades de coordenação e planejamento;
Módulo D: Barreiras para o uso. 

Tipo de dados Dados de pesquisa por amostragem não probabilística  
Unidade de análise Coordenadores pedagógicos
População-alvo A população-alvo é composta por escolas públicas (estaduais e municipais) e particulares em atividade, localizadas em áreas urbanas do Brasil e que oferecem ensino na modalidade regular em pelo menos um dos níveis de ensino/séries: 4a série / 5o ano do Ensino Fundamental I, 8a série / 9o ano do Ensino Fundamental II e 2o ano do Ensino Médio. Também fazem parte da população-alvo todos os diretores das escolas, bem como os alunos matriculados e os profissionais que exercem as funções de coordenação pedagógica (coordenadores pedagógicos) e de docência (professores) relacionados com as turmas das séries e dos níveis de ensino considerados na pesquisa.
Nível de divulgação Brasil, Grandes regiões.
Domínios de divulgação Brasil, Grandes Regiões, Rendimento familiar, Rendimento pessoal, Sexo, Faixa etária, Nível de ensino, Série, Disciplina que leciona, Dependência administrativa.
Técnica de coleta Entrevistas presenciais com auxílio de computador (tablet) - CAPI.

Documentação



Versão Data de publicação URI Histórico de atualizações
1.0 2021-03-03 https://cetic.br/media/microdados/363/tic_educacao_2019_escolas_urbanas_coordenadores_dicionario_de_variavei.xlsx

Versão Data de publicação URI Histórico de atualizações
1.0 2021-03-03 https://cetic.br/media/microdados/364/tic_educacao_2019_escolas_urbanas_coordenadores_questionario_v1.0.docx

Versão Data de publicação URI Histórico de atualizações
1.0 2021-03-03 https://cetic.br/media/microdados/362/tic_educacao_2019_relatorio_coleta_de_dados_v1.0.pdf

Versão Data de publicação URI Histórico de atualizações
1.0 2021-03-03 https://cetic.br/media/microdados/361/tic_educacao_2019_relatorio_metodologico_v1.0.odt

Tabelas de resultados



Versão Data de publicação URI Histórico de atualizações
1.0 2021-03-03 https://cetic.br/media/microdados/424/tic_educacao_2019_escolas_urbanas_coordenadores_tabelas_ods_v1.0.zip

Sugestões