Ir para o conteúdo

Estudo compara as experiências on-line de crianças e adolescentes brasileiros e europeus


27 NOV 2013



Crianças brasileiras navegam sem a orientação de adultos

Mais de dois terços das crianças e adolescentes brasileiros usuários de Internet acreditam que conhecem mais sobre a Internet do que seus pais ou responsáveis. Mais da metade (53%) vivem em famílias em que os adultos responsáveis por elas não são usuários de Internet. O contraste é impressionante quando a comparação é feita com crianças e adolescentes europeus - apenas 28% a 46% (dependendo da classe social) afirmam que sabem mais do que seus pais sobre Internet.

Estas são algumas das descobertas publicadas na última segunda-feira (25) pelo EU Kids Online, um projeto de pesquisa coordenado pela London School of Economics and Political Science (LSE).

O relatório utiliza os dados da primeira pesquisa abrangente sobre experiências on-line de crianças e adolescentes no Brasil, a TIC Kids Online Brasil 2012, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (CETIC.br), e da pesquisa da rede europeia EU Kids Online, de 2010. O objetivo do relatório foi comparar experiências on-line de crianças e adolescentes europeias e brasileiras.

Os pesquisadores constataram que as crianças e os adolescentes do Brasil e da Europa apresentam muitos padrões semelhantes de uso e atividades realizadas on-line. Ambas as pesquisas apontam a casa e a escola como os principais locais de acesso à Internet: no Brasil, 60% acessam de casa e 42% da escola, enquanto que na Europa, 87% acessam de casa e 63% da escola.

As redes sociais são um atrativo maior para as crianças brasileiras, sendo a segunda maior justificativa para o uso da Internet, em comparação com as crianças na Europa que apontam os jogos como a segunda atividade preferida.

Os dois grupos expressam também preocupações similares sobre os riscos na Internet: as duas experiências mais registradas, pornografia e conteúdo agressivo ou violento, foram relatadas por uma em cada cinco crianças pesquisadas no Brasil e na Europa. A segunda questão mais preocupante quanto ao uso da Internet, reportada pelas crianças brasileiras (10%), está relacionada com o comportamento dos colegas, enquanto “conteúdo assustador” foi a segunda maior preocupação referida pelas crianças europeias (8%).

A análise também destaca áreas de contraste. Crianças brasileiras acessam mais a Internet a partir de locais públicos, como cybercafés (35% no Brasil, contra 12% na Europa), possivelmente sem orientação. Entretanto, o acesso a partir de bibliotecas públicas é muito mais popular na Europa (12%) do que no Brasil (4%).

A professora Sonia Livingstone, diretora do EU Kids Online, Departamento de Mídia e Comunicação da LSE, afirma que “o acesso à Internet está se espalhando rapidamente no Brasil e muitas crianças usam a rede em locais públicos. Mais da metade das atividades on-line ocorrem sem supervisão, por isso, a Europa tem liderado muitas iniciativas de segurança nos últimos anos e esperamos que algumas delas possam ser de valor também no Brasil”.

Alexandre Barbosa, coautor do relatório e gerente do CETIC.br, declarou que “em um país marcado por desigualdades sociais e econômicas, com uma enorme população de jovens que acessam cada vez mais a Internet, é crucial promover iniciativas de aumento da conscientização sobre o uso seguro da Internet. A recém-publicada Pesquisa TIC Kids Online Brasil é uma importante fonte de dados para a elaboração de políticas públicas e certamente vai contribuir para promover o debate sobre as questões dos direitos digitais, liberdade de expressão e privacidade”.

Metodologia

A pesquisa TIC Kids Online Brasil tem como objetivo entender as experiências de Internet de usuários com idades entre 9 e 16 anos, e do pai ou responsável legal melhor informado sobre os hábitos de Internet desses usuários.

A amostragem para a Pesquisa TIC Kids Online Brasil foi inicialmente composta por até 2.500 crianças e adolescentes e seus respectivos pais ou responsáveis legais. As respostas foram somente consideradas válidas se a criança e o pai ou responsável legal foram ambos entrevistados em uma casa selecionada. Ao final da coleta de dados, 1.580 entrevistas haviam sido realizadas com as crianças e também com seus pais ou responsáveis legais.

Para ter acesso aos dados da análise comparativa entre a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012 e a EU Kids Online acesse bit.ly/1aULlfz.

Para obter uma cópia do relatório, entre em contato com a Assessoria de Imprensa da LSE, pelo e-mail pressoffice@lse.ac.uk.


Sobre o CETIC.br
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.   

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Pedro Zambarda - pedro.zambarda@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226
Everton Schultz - everton.schultz@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação – CGI/NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Conteúdos – everton@nic.br
Claudia Hercog – Assistente de Comunicação – claudia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos