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TIC Kids Online Brasil: qualidade da conexão e dos dispositivos afetam a participação de crianças e adolescentes na Internet


03 MAI 2023



Pesquisa do CGI.br traz dados inéditos sobre as habilidades digitais e estratégias de proteção à privacidade no uso da rede

A qualidade da conexão e a disponibilidade de dispositivos adequados para o acesso à Internet pode limitar a participação de crianças e adolescentes no ambiente digital. Lançada, nesta quarta-feira (3), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2022 apresenta tendências quanto ao acesso e o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) por crianças e adolescentes.

Conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a pesquisa, que produz indicadores sobre oportunidades e riscos relacionados à participação online da população brasileira de 9 a 17 anos, mostrou que a baixa velocidade e a falta de créditos no celular são condições percebidas com frequência por parte dos entrevistados para o uso da Internet.

Entre as crianças e adolescentes usuários de Internet, 39% daqueles pertencentes às classes DE, 30% da C e 18% das AB reportaram que “sempre ou quase sempre” sentem a velocidade da conexão ficar ruim. Já 22% disseram que “sempre ou quase sempre” ficam sem Internet porque os créditos do celular acabaram. A proporção foi 15% para usuários das classes AB, de 19% para os entrevistados da classe C, e de 28% para os das classes DE. Além disso, 25% dos usuários das classes DE alegaram ter deixado de fazer alguma atividade online com medo de os créditos terminarem.

A pesquisa mostrou ainda que 11% do total de crianças e adolescentes que são usuárias de Internet reportaram ter ficado sem celular ou computador para acesso à rede “sempre ou quase sempre”. Ao fazer o recorte desse indicador por classe social, os resultados foram: 14% para a DE, 12% para a C e 3% para as AB.

"A questão central não é apenas ter acesso à Internet ou não, mas que crianças e adolescentes brasileiros tenham condições de acesso apropriadas para uma conectividade significativa, que lhes permita desenvolverem habilidades digitais e se beneficiarem da participação online. O limite no acesso pode restringir direitos fundamentais dessa população na sociedade da informação”, analisa o gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa.

Em relação ao bem-estar online de crianças e adolescentes, 19% da população de 9 a 17 anos reportaram que “sempre ou quase sempre” ficam chateados ou incomodados com coisas que acontecem na Internet. As proporções foram maiores para usuários de 15 a 17 anos (22%), comparados aos de 11 a 12 anos (14%).

Atividades e dispositivos
Dos cerca de 24 milhões (92%) de crianças e adolescentes brasileiros de 9 a 17 anos usuários de Internet, 86% reportaram possuir perfil em redes sociais (o que representa aproximadamente 21 milhões). A participação em redes sociais ocorre em altas proporções em todas as faixas etárias, atingindo quase a totalidade dos usuários de Internet de 15 a 17 anos (96%).

Ouvir música (87%) e assistir a vídeos, programas, filmes ou séries (82%) figuram entre as práticas online mais realizadas por esse público – atividades multimídias amplamente presentes nas plataformas digitais. O estudo revelou ainda que 79% enviaram mensagens instantâneas e 58% jogaram conectados com outros jogadores.

A pesquisa ainda indica que 34% dos entrevistados de 9 a 17 anos procuraram informações sobre saúde na Internet nos 12 meses anteriores à realização do estudo. Além disso, 39% dos usuários de 9 a 17 anos afirmam que a Internet os ajudou a lidar melhor com um problema de saúde.

Em relação aos dispositivos usados para se conectar à Internet, o telefone celular foi o mais utilizado por crianças e adolescentes (96%), sendo que foi o único dispositivo utilizado por 56% dos usuários. O acesso à rede pelos usuários de 9 a 17 anos via computadores foi de 43%, porcentagem menor do que os que se conectaram pela televisão (63%). O acesso à Internet pela televisão foi maior nas classes AB (91%) – as proporções para as classes C e DE foram de 70% e de 41%, respectivamente.

Habilidades digitais
A TIC Kids Online Brasil 2022 também investigou a percepção de crianças e adolescentes sobre suas habilidades digitais. Em geral, os usuários de Internet de 11 a 17 anos se mostram confiantes quanto a habilidades consideradas operacionais – como baixar aplicativos (94%), e se conectar a uma rede Wi-Fi (90%). Quando a pergunta foi se sabiam como verificar o valor gasto em um app, a porcentagem foi reportada pela menor parte dos entrevistados (46%).

Entre as habilidades informacionais, a proporção dos usuários de 11 a 17 anos que relataram saber escolher que palavras usar para encontrar algo na Internet foi de 77%. O percentual daqueles que reportaram que sabiam verificar se uma informação encontrada na rede estava correta foi menor (57%), assim como dos que afirmaram saber checar se um site era confiável (62%).

Na edição de 2022, o estudo traz indicadores inéditos sobre o conhecimento de crianças e adolescentes sobre o funcionamento das plataformas digitais. Aproximadamente metade (51%) dos entrevistados de 11 a 17 anos concordou que todos encontram as mesmas informações quando pesquisam coisas na Internet, enquanto para 43% deles o primeiro resultado da pesquisa é sempre a melhor fonte de informação.

Ainda conforme o levantamento, 60% nessa faixa etária concordaram que curtir ou compartilhar uma publicação pode ter um impacto negativo em outras pessoas, enquanto metade dos entrevistados dessa faixa etária concordaram que a primeira publicação vista nas redes sociais é a última que foi postada por um de seus contatos. Já 74% concordaram que empresas pagam pessoas para usar seus produtos nos vídeos e conteúdos publicados na rede, e 61% que usar hashtags aumenta a visibilidade de publicações.

"Nesta edição, houve maior detalhamento na coleta de indicadores sobre as habilidades digitais, que são fundamentais para compreender a participação de crianças e adolescentes no ambiente online. De modo geral, a pesquisa indica uma maior prevalência de habilidades operacionais em comparação às habilidades informacionais, que são aquelas que possibilitam maior resiliência dos usuários frente ao fenômeno da desinformação”, destaca Barbosa.

Privacidade
Em 2022, a pesquisa TIC Kids Online Brasil passou a investigar a percepção dos entrevistados sobre atitudes e estratégias para a proteção de sua privacidade no uso da rede. De acordo com a pesquisa, 79% dos usuários de Internet de 11 a 17 anos concordaram que são cuidadosos com informações pessoais que postam, e 73% com os convites de amizade que aceitam na Internet. Nessa mesma faixa etária, 77% declararam que só utilizam aplicativos ou sites em que confiam, e 76% que são cuidadosos com os links de vídeos em que clicam.

Um percentual menor de entrevistados reportou que fornecem apenas o mínimo de informações pessoais possível ao se registrarem online (58%), e que leem os termos de privacidade de aplicativos ou sítios web que usam (55%).

Quanto às estratégias adotadas para proteger a sua privacidade, mais da metade dos usuários de 11 a 17 anos reportou ter bloqueado mensagens de alguém com quem não queriam conversar (63%); ter usado de senhas seguras (58%) e alterado as configurações de privacidade para que menos pessoas pudessem ver o seu perfil (52%). Em menores proporções, indivíduos da mesma faixa etária afirmaram já terem excluído os seus registros de históricos de busca (38%) e escolhido usar aba anônima ou privada em um navegador da Web (18%).

"A TIC Kids Online Brasil cumpre um importante papel ao gerar evidências sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no país, incluindo a percepção delas sobre temas como a privacidade no uso da rede, tão relevante neste momento", ressalta Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.

Sobre a pesquisa
A 9ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil entrevistou presencialmente 2.604 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, assim como seus pais ou responsáveis, em todo o território nacional. As entrevistas aconteceram entre junho de 2022 a outubro de 2022. A TIC Kids Online Brasil está alinhada com o referencial metodológico do projeto Global Kids Online, coordenado pelo Unicef e com a rede Kids Online América Latina.

A lista completa de indicadores pode ser conferida em https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/. Já para rever o painel de lançamento da pesquisa, acesse https://www.youtube.com/watch?v=lxs-WH392Zw.

O Cetic.br disponibiliza, ainda, os microdados da 9ª edição do estudo para download, além das tabelas completas de proporções, totais e respectivas margens de erro em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/microdados/.

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completou 17 anos de atuação em 2022. Mais informações em https://cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

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