E2CO - PROFESSORES, POR DESAFIOS ENFRENTADOS NA CONTINUIDADE DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Total de professores
Percentual (%)
A falta de dispositivos, como, por exemplo, computadores e celulares, e acesso à Internet nos domicílios dos alunos
O aumento da carga de trabalho dos professores
Falta de habilidade para realizar atividades educacionais com os alunos com o uso de tecnologias
Dificuldades no atendimento aos alunos com deficiência
O atendimento a alunos em condição de vulnerabilidade social, por exemplo, sem acesso à alimentação no domicílio
As dificuldades enfrentadas pelos pais e responsáveis para apoiar os alunos nas atividades escolares
Perda ou dificuldade de contato dos alunos com a escola e/ou com os professores
Defasagem na aprendizagem dos alunos
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
86
14
0
0
85
14
0
0
68
31
0
0
76
23
0
0
64
34
2
0
94
6
0
-
83
17
0
0
93
7
0
-
SEXO
Feminino
85
14
0
0
86
14
0
0
69
30
0
0
76
24
0
0
62
36
2
0
94
6
0
-
82
17
0
0
93
7
0
-
Masculino
88
12
0
0
83
17
0
0
65
35
0
0
78
22
0
0
72
26
2
0
94
6
0
-
86
13
0
0
94
6
0
-
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
82
16
2
0
81
19
0
0
69
31
0
0
61
38
1
0
55
44
1
0
94
5
1
-
78
22
0
0
94
6
0
-
De 31 a 45 anos
87
13
0
0
87
12
0
0
70
29
0
0
78
21
0
0
64
35
1
0
94
6
0
-
85
14
0
0
93
6
0
-
De 46 anos ou mais
86
14
0
0
84
16
0
0
66
34
0
0
79
21
0
0
67
29
3
0
94
6
0
-
82
18
0
0
92
7
0
-
REGIÃO
Norte
91
9
1
0
87
13
0
0
68
31
0
0
75
24
0
0
61
38
1
0
96
4
0
-
87
13
0
0
92
7
1
-
Nordeste
87
12
1
0
82
18
0
0
66
33
0
0
75
25
1
0
62
37
1
0
93
7
0
-
84
16
0
0
91
9
0
-
Sul
75
25
0
0
97
3
0
0
73
27
0
0
83
17
0
0
51
46
3
0
90
10
0
-
77
23
0
0
91
9
0
-
Sudeste
86
14
0
0
82
17
0
1
66
33
1
1
76
24
0
1
73
23
3
1
96
4
0
-
83
16
1
1
96
4
0
-
Centro-Oeste
91
8
0
0
87
13
0
0
77
23
0
0
76
24
0
0
66
33
1
0
95
4
1
-
87
13
0
0
95
5
0
-
ÁREA
Urbana
84
15
0
0
86
14
0
0
66
33
0
0
77
22
0
0
65
33
2
0
94
6
0
-
84
16
0
0
93
7
0
-
Rural
92
8
0
0
81
18
0
1
76
23
0
1
72
27
0
1
61
35
3
1
94
6
0
-
80
18
0
1
94
6
0
-
LOCALIZAÇÃO
Capital
89
11
0
0
88
12
0
0
60
40
0
0
79
20
1
0
69
30
1
0
96
4
0
-
88
12
0
0
94
6
0
-
Interior
85
14
0
0
85
15
0
0
70
30
0
0
76
24
0
0
63
34
2
0
93
6
0
-
82
17
0
0
93
7
0
-
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Municipal
90
10
0
0
84
16
0
0
65
34
0
0
78
22
0
0
70
28
2
0
94
5
0
-
85
15
0
0
95
5
0
-
Estadual
93
7
0
0
90
9
0
1
74
25
0
1
84
15
0
1
75
22
3
1
96
4
0
-
88
12
0
1
95
5
1
-
Públicas (Municipal, Estadual e Federal)
91
9
0
0
86
14
0
0
69
31
0
0
80
20
0
0
72
26
2
0
95
5
0
-
86
13
0
0
95
5
0
-
Particular
61
38
1
0
82
18
0
0
65
35
0
0
60
39
1
0
27
72
1
0
88
12
0
-
69
31
0
0
84
16
0
-
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2021 (Edição COVID-19 - Metodologia adaptada)
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.