PROPORÇÃO PARA O INDICADOR D17 – ESCOLAS URBANAS, POR MEDIDAS ADOTADAS EM RELAÇÃO AOS DISPOSITIVOS
Total de escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Uso de senha para acesso dos alunos aos computadores
Restrição ao número de horas que um aluno pode usar o computador
Permissão para que os alunos utilizem os computadores fora de seu horário de aula
Permissão para que os alunos utilizem os computadores fora do horário de funcionamento da escola
Proibição de acesso a sites com conteúdo adulto
Restrição a jogos eletrônicos nos computadores da escola
Restrição de acesso a sites de jogos eletrônicos
Agendamento de horário para utilizar o laboratório de informática, por professores
Agendamento de horário para utilizar o laboratório de informática, por alunos
Presença obrigatória do(a) monitora ou do(a) professor(a) de informática
Proibição de acesso a redes sociais
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
Sim
Não
Os alunos desta escola não utilizam computador e Internet
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador ou Internet
TOTAL
56
32
12
0
0
1
52
35
13
0
0
1
43
46
10
0
0
1
9
80
9
0
0
1
78
12
10
0
0
1
65
22
11
0
0
1
63
23
13
0
0
1
54
34
11
0
0
1
45
40
14
0
0
1
47
42
11
0
0
1
58
29
12
1
0
1
REGIÃO
Norte
50
29
20
0
2
0
45
32
21
0
1
0
35
44
18
1
1
0
8
74
15
1
2
0
68
17
13
0
1
0
62
22
14
1
1
0
61
22
14
1
2
0
47
30
21
0
2
0
42
28
29
0
2
0
51
32
15
0
2
0
47
40
10
1
2
0
Centro-Oeste
57
24
19
0
0
0
56
26
18
0
0
0
46
41
14
0
0
0
11
76
13
0
0
0
82
5
13
0
0
0
69
11
20
0
0
0
71
12
17
0
0
0
55
27
17
0
0
0
48
34
18
0
0
0
52
32
16
0
0
0
67
16
17
0
0
0
Nordeste
58
34
7
0
0
2
46
42
10
0
0
2
30
62
6
0
0
2
7
86
5
0
0
2
69
21
7
0
0
2
61
29
8
0
0
2
62
29
8
0
0
2
39
52
6
1
1
2
33
54
11
0
0
2
36
56
6
0
1
2
59
31
7
0
0
2
Sudeste
57
28
14
0
0
0
58
28
14
0
0
0
51
38
11
0
0
0
11
77
12
0
0
0
81
6
13
0
0
0
64
23
13
0
1
0
58
24
18
0
0
0
62
24
14
0
0
0
49
36
16
0
0
0
51
34
15
0
0
0
51
30
18
1
0
0
Sul
53
41
6
0
0
0
50
42
7
0
0
0
53
41
6
0
0
0
10
85
6
0
0
0
88
6
4
1
0
0
78
16
6
1
0
0
77
17
5
0
1
0
68
26
6
0
0
0
62
29
8
1
0
0
52
42
6
0
0
0
73
21
5
1
0
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
43
37
19
0
0
1
43
35
20
0
0
1
34
50
14
0
0
1
5
77
16
0
0
1
73
13
12
0
0
1
59
26
14
0
0
1
61
18
19
0
0
1
42
36
20
0
0
1
40
35
23
0
0
1
46
33
19
0
0
1
58
22
17
1
0
1
Pública Estadual
67
26
7
0
0
0
51
42
6
0
0
0
57
37
5
0
0
0
14
79
6
0
0
0
84
10
6
0
0
0
67
27
5
0
1
0
64
30
6
0
0
0
74
19
6
1
0
0
59
34
7
0
0
0
39
54
6
0
0
0
56
37
5
1
1
0
Total - Públicas
53
32
13
0
0
1
47
38
14
0
0
1
44
45
10
0
0
1
9
78
11
0
0
1
78
12
9
0
0
1
62
26
10
0
1
1
63
23
13
0
0
1
56
29
14
0
0
1
48
35
16
0
0
1
43
42
14
0
0
1
58
28
12
1
0
1
Particular
63
29
7
0
0
0
66
26
9
0
0
0
41
51
8
0
0
0
10
86
4
0
0
0
77
11
11
0
0
0
73
13
14
0
0
0
65
23
12
0
0
0
49
45
5
0
1
0
38
52
10
0
0
0
56
40
3
0
1
0
59
29
12
0
0
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.