PROPORÇÃO PARA O INDICADOR E16 – PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS SOBRE O USO SEGURO DA INTERNET
Total de professores que lecionam em escolas urbanas
Percentual (%)
Ajudou algum aluno a enfrentar situações ocorridas na Internet (bullying, discriminação, assédio, disseminação de imagens sem consentimento)
Estimulou os alunos a debaterem sobre problemas que enfrentam na Internet
Promoveu um debate com os alunos sobre como usar a Internet de forma segura
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
39
60
0
-
75
25
0
-
62
38
0
-
SEXO
Feminino
36
63
1
-
78
22
0
-
65
35
1
-
Masculino
49
51
0
-
67
33
0
-
54
46
0
-
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
45
55
0
-
75
25
0
-
56
44
0
-
De 31 a 45 anos
42
58
0
-
75
25
0
-
65
35
0
-
De 46 anos ou mais
33
66
1
-
75
24
1
-
60
39
1
-
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
31
68
2
-
78
20
2
-
61
37
2
-
Mais de 3 até 5 SM
45
55
0
-
78
22
0
-
67
33
0
-
Mais de 5 SM
39
61
0
-
73
27
0
-
60
40
0
-
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
40
59
1
-
82
18
1
-
68
31
1
-
Mais de 3 até 5 SM
40
60
0
-
69
31
0
-
60
40
0
-
Mais de 5 SM
37
63
0
-
75
25
0
-
57
43
0
-
REGIÃO
Norte
42
58
0
-
71
29
0
-
56
44
0
-
Centro-Oeste
47
53
0
-
65
35
0
-
58
41
0
-
Nordeste
40
60
0
-
75
25
0
-
60
39
0
-
Sudeste
37
62
1
-
79
21
1
-
64
35
1
-
Sul
37
63
0
-
74
26
0
-
66
34
0
-
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
34
65
1
-
77
22
1
-
61
38
1
-
Pública Estadual
44
56
0
-
69
31
0
-
58
42
0
-
Total - Públicas
39
61
0
-
73
26
0
-
60
40
1
-
Particular
40
59
1
-
83
17
0
-
72
28
0
-
DISCIPLINA
Língua Portuguesa
43
57
0
-
82
18
0
-
73
26
0
-
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
37
63
0
-
84
16
0
-
72
28
0
-
Matemática
38
61
1
-
60
39
1
-
42
58
1
-
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
36
64
1
-
84
16
1
-
70
29
1
-
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
44
56
0
-
72
28
0
-
58
41
0
-
2º ano do Ensino Médio
39
61
0
-
67
33
0
-
55
45
0
-
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.