PROPORÇÃO PARA O INDICADOR B2A2 - ESCOLAS RURAIS COM ACESSO À INTERNET - ESCOLAS QUE POSSUEM COMPUTADOR E ESCOLAS QUE ACESSAM A REDE POR MEIO DE OUTROS DISPOSITIVOS Total de escolas localizadas em áreas rurais
Percentual (%)
Sim2
A escola não possui computador, computador em funcionamento, computador com acesso à Internet ou conexão à rede
TOTAL
39
61
REGIÃO
Norte
20
80
Centro-Oeste
77
23
Nordeste
36
64
Sudeste
58
42
Sul
82
18
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
34
66
Pública Estadual
80
20
Total - Públicas
38
62
Particular
89
11
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017.
2 Na pesquisa TIC Educação, considera-se que a escola possui acesso à Internet quando há algum tipo de computador (de mesa, portátil ou tablet) com acesso à Internet. No entanto, para o indicador B2A2, foram considerados também os dados de escolas que não possuem computador ou computador em funcionamento, mas declararam possuir acesso à rede.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.