Ir para o conteúdo

Painel TIC

Objetivos da pesquisa

O Painel TIC é uma pesquisa online com o objetivo de coletar informações sobre temas emergentes relacionados ao uso das TIC e da Internet por indivíduos com 16 anos ou mais. 

Foi criado em 2020 como Painel TIC COVID-19, que contou com quatro edições e teve como objetivo coletar informações sobre o uso da Internet durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Após o fim da pandemia, o Painel passou a incorporar outros temas de interesse público.

Áreas de investigação

Entre 2020 e 2021, foram criados módulos temáticos para investigar aspectos do uso da rede relacionados ao contexto de enfrentamento da pandemia COVID-19 e seus efeitos na sociedade. Para tanto, incluiu indicadores sobre temas como comércio eletrônico, cultura, serviços públicos online, telessaúde, ensino remoto e teletrabalho. 

Desde então, a pesquisa vem explorando temas emergentes, como privacidade e proteção de dados pessoais, integridade da informação, descarte de resíduos eletrônicos, entre outros.

Referências internacionais

O Painel TIC inclui indicadores definidos internacionalmente, adotando referenciais da iniciativa multissetorial Partnership on Measuring ICT for Development, liderada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A principal referência para os indicadores é o Manual for Measuring ICT Access and Use by Households and Individuals. Além disso, cada edição temática adota indicadores de referência específicos. 

Nas edições voltadas ao contexto da pandemia, por exemplo, incluiu indicadores elaborados em colaboração com outras organizações, parte de um esforço internacional para se medir o uso da Internet no contexto da pandemia e da necessidade de  distanciamento social. 

As demais temáticas investigadas fazem uso de referências internacionais e de consulta a grupos de especialistas multissetoriais.

Metodologia

A população-alvo da pesquisa são os indivíduos de 16 anos ou mais de idade usuários de Internet no Brasil. A pesquisa é realizada por meio de um painel online, com exceção das três primeiras edições, que foram complementadas por entrevistas telefônicas.