Ir para o conteúdo

Debate com especialistas marca lançamento de publicação sobre infância e adolescência na era digital


27 NOV 2020



Realizado pelo Cetic.br | NIC.br em parceria com CEPAL e a Rede Kids Online, evento apresentará relatório comparativo dos estudos Kids Online no Brasil, Chile, Costa Rica e Uruguai

Promover reflexões para orientar políticas públicas destinadas a crianças e jovens num contexto cada vez mais marcado pela presença cotidiana da tecnologia. Em linhas gerais, esse é o propósito da publicação “Infância e adolescência na era digital - um relatório comparativo dos estudos Kids Online Brasil, Chile, Costa Rica e Uruguai”, cuja versão em português será lançada no dia 2 de dezembro, em webinário realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em conjunto com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Rede Kids Online América Latina.

A partir dos resultados apresentados nessa compilação de pesquisas, serão discutidos os desafios existentes hoje, acentuados pelo período de distanciamento social, além de estratégias que permitam às novas gerações participar plenamente da vida social, aproveitando oportunidades e reduzindo os riscos de suas experiências on-line.

“As desigualdades estruturais que marcam a América Latina restringem as oportunidades on-line de parte significativa da população dos países da região e, em especial, de crianças e adolescentes. O relatório foca nas gerações futuras, apontando evidências de como as políticas públicas podem garantir inclusão digital e a promoção de direitos de crianças e adolescentes, debate que se tornou ainda mais necessário com a pandemia COVID-19 ", comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. 

O webinário contará com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais: Cristóbal Cobo (Banco Mundial), Sonia Livinsgtone (London School of Economics and Political Science), Daniela Trucco (CEPAL), Fabio Senne (Cetic.br|NIC.br), Alejandra Trossero, (UNICEF-LACRO), Guilherme Canela (UNESCO), Ana Laura Martínez (Cetic.br | NIC.br), Patricio Cabello (Universidad de Chile) e Matías Dodel (Universidad Católica del Uruguay). 

Transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube, contará com tradução simultânea para português, inglês e espanhol. Confira a programação: 

12h00 às 12h10 - Boas-vindas                            

  • Daniela Trucco (CEPAL)
  • Fabio Senne (Cetic.br|NIC.br)
  • Alejandra Trossero (UNICEF-LACRO)
  • Guilherme Canela (UNESCO) 

12h10 às 12h30 - Apresentação do relatório Infância e Adolescência na era digital                       

  • Ana Laura Martínez (Cetic.br|NIC.br)
  • Patricio Cabello (Universidad de Chile) 

12h30 às 13h - Comentários                         

  • Cristóbal Cobo (Banco Mundial)
  • Sonia Livinsgtone (London School of Economics and Political Science)
  • Moderação: Matías Dodel (Universidad Católica del Uruguay) 

13h às 13h30 - Debate


Anote na Agenda
:

Evento on-line de lançamento da publicação "Infância e adolescência na era digital - Um relatório comparativo dos estudos Kids Online Brasil, Chile, Costa Rica e Uruguai"
Dia: quarta-feira (2/12)
Horário: 12h00 às 13h30
Informações completas em: https://cetic.br/pt/webinar-de-lancamento-da-publicacao-infancia-e-adolescencia-na-era-digital/
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/NICbrvideos 


Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/. 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
imprensanic@webershandwick.com 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – 
anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo 
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino
 – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Assistente de Comunicação – bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://www.instagram.com/nicbr/