Ir para o conteúdo

Curso on-line promove discussão sobre desenvolvimento sustentável na era digital


17 OUT 2018



Iniciativa do NIC.br/Cetic.br, UNESCO e SDG Academy é gratuita e está disponível na plataforma de cursos on-line edX

Como podemos apoiar o desenvolvimento sustentável na era digital? O curso on-line "Tech for Good: The Role of ICT in Achieving the SDGs" (Tecnologia para o Bem: O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) reúne líderes e especialistas atuantes na área de TIC e desenvolvimento sustentável para explorar como as tecnologias digitais estão capacitando as pessoas ao redor do mundo, ao fornecer acesso à educação, saúde, operações financeiras e serviços de Governo. Além disso, o curso aborda como o big data pode impulsionar políticas mais inteligentes e baseadas em evidências, com intuito de melhorar a vida das pessoas de maneira fundamental. Mostra ainda como os stakeholders estão se unindo para responder às grandes questões sobre o futuro da sociedade em um mundo hiper-digitalizado.

O MOOC (do inglês Massive Open Online Course ou Curso Online Aberto e Maciço) é um esforço conjunto da UNESCO, SDG Academy e do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Como o próprio nome diz, é aberto, gratuito e oferecido inteiramente on-line por meio da plataforma de cursos on-line edX. Os interessados podem inscrever-se a qualquer momento diretamente em: https://www.edx.org/course/tech-for-good-the-role-of-ict-in-achieving-the-sdgs. Inicialmente o curso será inteiramente em inglês e com legendas nesse idioma. A programação deste curso para 2019 prevê também conteúdos em português. Entre os instrutores internacionais incluem-se autoridades governamentais, acadêmicos e especialistas de destaque da UNESCO, do NIC.br, da União Internacional de Telecomunicações, da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e da Universidade de Columbia, entre outras instituições.

Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, ressalta que "as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se tornaram um facilitador essencial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, ao mesmo tempo, são recursos poderosos para medir o seu progresso". Na opinião do especialista, "o curso não somente fornece insights sobre as oportunidades que essas tecnologias proporcionam para a sociedade, mas também discute como as TIC podem acelerar e integrar os pilares de desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental". O conteúdo do curso é dirigido ao público em geral, mas sobretudo, a profissionais que atuam com tecnologia e desenvolvimento sustentável, estudantes de graduação e pós-graduação que buscam aprender, por meio do MOOC, os principais conceitos e práticas desse campo em constante evolução.

Cronograma

O primeiro módulo iniciou-se no último dia 8 de outubro e novos conteúdos serão publicados semanalmente, com previsão de conclusão em 30 de dezembro. É possível se inscrever mesmo que o curso já tenha começado. Em complemento às aulas dos instrutores de renome mundial, o Tech for Good também vai promover a participação dos alunos por meio de leituras, discussões interativas, e transmissões ao vivo. Os alunos que completarem o curso estarão preparados para os novos desafios particulares das tecnologias, como privacidade, gestão de dados, cibersegurança, lixo eletrônico e ampliação das divisões sociais.

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC. br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações é os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr:
https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr