Ir para o conteúdo

Cetic.br publica tradução de relatório da UNCTAD sobre medição de TIC a partir da perspectiva de gênero


26 OUT 2017



Versões em português e espanhol estão disponíveis para download gratuito

Pesquisadores, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas passam a ter à disposição um importante insumo para compreender e discutir as diferenças no acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por homens e mulheres: o relatório "Medição de TIC e Gênero: uma Avaliação", publicado originalmente pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), agora está disponível para download nos idiomas português e espanhol.

A tradução realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), busca ampliar o debate sobre a medição de TIC a partir da perspectiva de gênero para países de língua portuguesa e espanhola.

"Sem dados desagregados por sexo, como podemos saber se meninas e mulheres estão ficando para trás em áreas importantes? Como podemos medir desenvolvimento social e trabalhar para sociedades inclusivas? Sem dados, não há visibilidade. Sem visibilidade, não há prioridade", escreve Nancy Hafkin, consultora da UNCTAD responsável pela elaboração do relatório que deu origem à publicação original, em inglês, no ano de 2014, com a colaboração do Task Group on Gender (TGG) da Partnership on Measuring ICT for Development.

As versões em português e espanhol apresentam um balanço atualizado dos indicadores de TIC desagregados por sexo, estabelecidos pelo Partnership, e identificam outros para melhorar a cobertura de dados confiáveis e internacionalmente comparáveis sobre gênero e TIC. Tais dados são fundamentais para informar as políticas nacionais e estabelecer objetivos internacionais, requisitos necessários para o alcance de uma sociedade da informação e do conhecimento globalmente igualitária.

"Dentro da missão do Cetic.br, como produtor de dados, contribuir com esse debate é fundamental. Assim, disseminar o conteúdo desse relatório sobre metodologias de medição neste campo é uma forma de contribuir com países de língua portuguesa e espanhola para que eles possam ter uma importante referência na produção de dados sobre as TIC na perspectiva de gênero", enfatiza Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

“Com o aumento da conscientização sobre os grandes impactos das novas tecnologias, surgiu o impulso de compreender seus impactos sociais, de conhecer quais pessoas usam quais dispositivos, com qual finalidade, onde e para qual efeito. A conscientização sobre as desigualdades entre os beneficiários e a necessidade da inclusão digital levaram a uma demanda pela medição desagregada do acesso às TIC e do seu uso. E, com isso, surgiu o interesse pelos dados estatísticos e indicadores de TIC relacionados com gênero”, reforça Hafkin no relatório "Medição de TIC e Gênero: uma Avaliação".

Gênero e TIC no Brasil

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Cetic.br fornece, em todas as suas pesquisas, dados desagregados dos indivíduos por sexo, classe social, faixa etária, região geográfica, entre outros. O Cetic.br, do NIC.br, também empreende esforços para realizar um estudo qualitativo sobre o uso de TIC por crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva de gênero.