Ir para o conteúdo

TIC Kids Online Brasil

Objetivos da pesquisa

A pesquisa TIC Kids Online Brasil tem como objetivo gerar evidências sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Realizada desde 2012, a pesquisa produz indicadores sobre oportunidades e riscos relacionados à participação online da população de 9 a 17 anos no Brasil. A pesquisa entrevista também pais, mães ou responsáveis sobre a percepção e a mediação quanto ao uso da Internet por seus filhos ou tutelados.

Áreas de investigação

A pesquisa TIC Kids Online Brasil conta com módulos fixos (coleta anual) e módulos rotativos (outras periodicidades) e entrevista crianças e adolescentes e seus pais, mães ou responsáveis. São investigadas dimensões de acesso, uso e apropriação de tecnologias de informação e comunicação, tais como:


Para crianças e adolescentes:

  • Conectividade e dinâmicas de uso;
  • Atividades online;
  • Habilidades digitais;
  • Riscos e danos – agressivos/sexuais/transversais/ consumo;
  • Mediação para o uso da Internet.

Para pais e responsáveis:

  • Conectividade e dinâmicas de uso ;
  • Mediação para o uso da Internet;
  • Uso seguro da Internet.

Apoio Institucional

A pesquisa integra a rede de pesquisadores Global Kids Online e Rede Kids Online América Latina e conta com o apoio institucional da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Referências Internacionais

A pesquisa adota o quadro conceitual e metodológico desenvolvido pelas redes EU Kids Online e Global Kids Online.

Metodologia

O plano amostral da pesquisa utiliza informações do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) ou da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mais recente disponível, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas são realizadas presencialmente, em domicílios em áreas urbanas e rurais. A amostra da pesquisa é estratificada e conglomerada em diversos estágios considerando os domínios de interesse para divulgação de resultados.