TIC Educación 2025
Professores
F3B - PROFESSORES, POR FREQUÊNCIA DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIGITAIS
| Percentual (%) | Usem computação, robótica e linguagem de programação para resolver problemas | Avaliem os benefícios e as desvantagens de soluções tecnológicas | |||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sempre | Quase sempre | Às vezes | Quase nunca | Nunca | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | ||
| TOTAL | 5 | 7 | 22 | 20 | 46 | - | - | - | 14 | 16 | 37 | 14 | 19 | 0 | - | - | |
| SEXO | Feminino | 5 | 8 | 23 | 19 | 45 | - | - | - | 16 | 16 | 34 | 15 | 20 | 0 | - | - |
| Masculino | 4 | 4 | 20 | 24 | 48 | - | - | - | 11 | 15 | 45 | 12 | 17 | 0 | - | - | |
| COR OU RAÇA | Branca | 2 | 7 | 25 | 21 | 44 | - | - | - | 12 | 16 | 39 | 14 | 18 | 0 | - | - |
| Preta | 5 | 7 | 14 | 22 | 52 | - | - | - | 11 | 17 | 38 | 9 | 24 | 0 | - | - | |
| Parda | 7 | 6 | 19 | 20 | 48 | - | - | - | 18 | 13 | 35 | 16 | 18 | 0 | - | - | |
| Amarela | 30 | 6 | 35 | 25 | 4 | - | - | - | 1 | 50 | 13 | 32 | 4 | 0 | - | - | |
| Indígena | 0 | 2 | 48 | 5 | 45 | - | - | - | 13 | 7 | 33 | 15 | 32 | 0 | - | - | |
| Não respondeu | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | - | - | - | 84 | 0 | 15 | 0 | 0 | 0 | - | - | |
| FAIXA ETÁRIA | Até 30 anos | 4 | 6 | 12 | 27 | 51 | - | - | - | 8 | 11 | 39 | 21 | 21 | 0 | - | - |
| De 31 a 45 anos | 3 | 6 | 21 | 23 | 47 | - | - | - | 14 | 15 | 35 | 16 | 20 | 0 | - | - | |
| De 46 anos ou mais | 6 | 8 | 27 | 16 | 43 | - | - | - | 17 | 18 | 38 | 10 | 17 | 0 | - | - | |
| REGIÃO | Norte | 5 | 9 | 14 | 16 | 56 | - | - | - | 14 | 11 | 29 | 23 | 24 | 0 | - | - |
| Nordeste | 3 | 5 | 23 | 20 | 48 | - | - | - | 12 | 20 | 36 | 12 | 21 | 0 | - | - | |
| Sudeste | 7 | 6 | 22 | 20 | 45 | - | - | - | 16 | 14 | 40 | 14 | 15 | 0 | - | - | |
| Sul | 2 | 5 | 29 | 25 | 39 | - | - | - | 9 | 15 | 35 | 18 | 23 | 0 | - | - | |
| Centro-Oeste | 4 | 12 | 19 | 21 | 44 | - | - | - | 22 | 16 | 37 | 9 | 16 | 0 | - | - | |
| ÁREA | Urbana | 5 | 7 | 22 | 21 | 46 | - | - | - | 14 | 16 | 36 | 15 | 19 | 0 | - | - |
| Rural | 2 | 7 | 25 | 17 | 49 | - | - | - | 15 | 13 | 40 | 13 | 19 | 0 | - | - | |
| LOCALIZAÇÃO | Capital | 5 | 8 | 15 | 20 | 52 | - | - | - | 12 | 16 | 38 | 15 | 19 | 0 | - | - |
| Interior | 5 | 6 | 24 | 21 | 45 | - | - | - | 15 | 15 | 36 | 14 | 19 | 0 | - | - | |
| ETAPA DE ENSINO | Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) | 3 | 7 | 21 | 21 | 48 | - | - | - | 11 | 14 | 35 | 17 | 23 | 0 | - | - |
| Anos finais do Ensino Fundamental | 3 | 5 | 20 | 20 | 52 | - | - | - | 14 | 14 | 39 | 14 | 19 | 0 | - | - | |
| Ensino Médio | 8 | 9 | 28 | 20 | 34 | - | - | - | 19 | 19 | 37 | 11 | 14 | 0 | - | - | |
| ÁREA DO CONHECIMENTO | Múltiplas disciplinas | 3 | 8 | 22 | 18 | 49 | - | - | - | 12 | 15 | 34 | 16 | 23 | 0 | - | - |
| Linguagens | 7 | 5 | 24 | 19 | 45 | - | - | - | 18 | 13 | 40 | 12 | 17 | 0 | - | - | |
| Matemática | 5 | 9 | 17 | 28 | 40 | - | - | - | 11 | 9 | 56 | 11 | 14 | 0 | - | - | |
| Ciências da natureza | 2 | 8 | 32 | 17 | 41 | - | - | - | 14 | 25 | 33 | 12 | 15 | 0 | - | - | |
| Ciências humanas e sociais | 2 | 3 | 23 | 23 | 49 | - | - | - | 17 | 15 | 35 | 13 | 20 | 0 | - | - | |
| Formação técnica e profissional e disciplinas optativas | 10 | 8 | 15 | 25 | 43 | - | - | - | 11 | 19 | 31 | 23 | 16 | 0 | - | - | |
| DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 3 | 5 | 21 | 20 | 51 | - | - | - | 15 | 15 | 36 | 12 | 22 | 0 | - | - |
| Estadual | 7 | 8 | 27 | 19 | 38 | - | - | - | 16 | 18 | 34 | 14 | 18 | 0 | - | - | |
| Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 5 | 7 | 24 | 19 | 44 | - | - | - | 15 | 17 | 35 | 13 | 20 | 0 | - | - | |
| Particular | 3 | 5 | 16 | 24 | 51 | - | - | - | 12 | 12 | 42 | 20 | 14 | 0 | - | - | |
| PORTE | Até 50 matrículas | 0 | 13 | 25 | 18 | 43 | - | - | - | 13 | 10 | 38 | 15 | 24 | 0 | - | - |
| De 51 a 150 matrículas | 2 | 4 | 15 | 12 | 67 | - | - | - | 15 | 7 | 32 | 19 | 27 | 0 | - | - | |
| De 151 a 300 matrículas | 3 | 5 | 26 | 21 | 44 | - | - | - | 15 | 19 | 31 | 18 | 17 | 0 | - | - | |
| De 301 a 500 matrículas | 9 | 5 | 24 | 22 | 40 | - | - | - | 16 | 14 | 46 | 10 | 14 | 0 | - | - | |
| De 501 a 1.000 matrículas | 4 | 8 | 17 | 23 | 47 | - | - | - | 14 | 19 | 34 | 13 | 20 | 0 | - | - | |
| Mais de 1.000 matrículas | 3 | 8 | 29 | 19 | 41 | - | - | - | 9 | 16 | 38 | 16 | 21 | 0 | - | - | |
| ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS | Sim | 5 | 7 | 24 | 21 | 43 | - | - | - | 15 | 16 | 38 | 15 | 17 | 0 | - | - |
| Não | 2 | 7 | 16 | 16 | 58 | - | - | - | 14 | 14 | 31 | 16 | 25 | 0 | - | - | |
| Sem informação da escola | 2 | 2 | 27 | 28 | 41 | - | - | - | 10 | 15 | 45 | 4 | 25 | 0 | - | - | |
| PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO | Sim | 4 | 9 | 23 | 22 | 42 | - | - | - | 15 | 18 | 36 | 16 | 16 | 0 | - | - |
| Não | 5 | 4 | 22 | 19 | 50 | - | - | - | 14 | 13 | 38 | 13 | 22 | 0 | - | - | |
| Não sabe | 0 | 0 | 0 | 0 | 100 | - | - | - | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | - | - | |
| Não respondeu | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
- Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].