H9 - USUÁRIOS DE INTERNET QUE COMPRARAM PRODUTOS E SERVIÇOS PELA INTERNET, POR CANAL DE COMPRA
Total de usuários de Internet que compraram produtos ou serviços pela internet nos últimos 12 meses
Percentual (%)
Em redes sociais
Por mensagem de WhatsApp, Skype ou Telegram
Em sites de lojas, como, por exemplo, Netshoes, Submarino ou Americanas.com
Em sites de compra e venda, como Mercado Livre ou OLX
Em sites de desconto, como, por exemplo, Peixe Urbano ou Groupon
Por e-mail
TOTAL
19
30
59
72
6
11
ÁREA
Urbana
20
30
59
73
5
11
Rural
18
28
55
65
9
18
REGIÃO
Sudeste
15
21
59
80
4
8
Nordeste
26
40
57
56
8
16
Sul
19
32
59
70
7
9
Norte
32
51
54
64
4
18
Centro-Oeste
23
36
63
69
9
21
SEXO
Masculino
18
25
62
80
6
12
Feminino
21
34
56
64
6
11
COR OU RAÇA
Branca
19
30
62
76
6
10
Preta
29
32
61
68
5
11
Parda
17
29
55
71
5
13
Amarela
15
27
61
62
8
11
Indígena
19
30
35
73
10
16
Não respondeu
9
6
45
60
0
4
GRAU DE INSTRUÇÃO
Analfabeto/Educação Infantil
12
17
24
68
4
6
Fundamental
14
22
43
65
3
16
Médio
19
28
51
74
4
10
Superior
22
34
74
73
8
11
FAIXA ETÁRIA
De 10 a 15 anos
12
8
64
50
0
1
De 16 a 24 anos
20
33
50
71
3
9
De 25 a 34 anos
26
33
60
75
7
10
De 35 a 44 anos
19
25
68
79
8
16
De 45 a 59 anos
14
31
55
69
5
11
De 60 anos ou mais
12
28
56
65
3
15
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
20
30
45
57
8
13
Mais de 1 SM até 2 SM
19
29
46
65
5
12
Mais de 2 SM até 3 SM
21
27
65
70
4
8
Mais de 3 SM até 5 SM
27
38
63
77
5
18
Mais de 5 SM até 10 SM
18
36
70
81
10
7
Mais de 10 SM
14
17
86
85
6
12
Não tem renda
7
40
24
90
0
8
Não sabe
5
15
43
76
1
6
Não respondeu
24
27
68
73
4
10
CLASSE SOCIAL
A
18
33
68
78
6
10
B
19
30
68
79
6
11
C
19
29
56
70
5
11
DE
23
28
41
59
4
13
CONDIÇÃO DE ATIVIDADE
Na força de trabalho
21
32
60
74
7
13
Fora da força de trabalho
14
22
55
69
3
7
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2022.
En 2012, Cetic.br se convirtió en un Centro de Categoría 2 de la UNESCO, el primero de su tipo dedicado al desarrollo de la sociedad de la información y del conocimiento. El Centro está vinculado al Sector de Comunicación e Información (CI), una de las cinco áreas de la UNESCO. Contribuye al logro de los objetivos estratégicos de la organización, fortaleciendo sus esfuerzos para monitorear la construcción de sociedades de la información y del conocimiento. El ámbito de actuación de Cetic.br incluye América Latina y los países africanos de lengua portuguesa.