C15 - PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE JÁ UTILIZARAM COMPUTADOR, POR MOTIVOS PELOS QUAIS NUNCA UTILIZARAM A INTERNET Percentual sobre o total de pessoas que nunca acessaram a Internet, mas utilizaram computador1
Percentual (%)
Falta de habilidade com o computador / Internet
Não tem necessidade / interesse
Não tem de onde acessar
Não tem condições de pagar o acesso
Não sabe / Não respondeu
TOTAL
65
55
45
38
1
ÁREA
Urbana
65
60
41
42
1
Rural
65
38
59
25
2
REGIÃO
Sudeste
61
66
43
35
0
Nordeste
66
40
35
37
2
Sul
64
67
46
29
4
Norte
62
50
62
45
1
Centro-Oeste
89
66
43
57
0
SEXO
Masculino
61
55
42
39
1
Feminino
69
56
47
38
2
GRAU DE INSTRUÇÃO
Analfabeto / Educação infantil
21
6
68
79
0
Fundamental
63
53
48
38
1
Médio
70
60
42
40
1
Superior
61
63
8
20
0
FAIXA ETÁRIA
De 10 a 15 anos
52
42
51
49
2
De 16 a 24 anos
73
40
45
27
4
De 25 a 34 anos
74
59
42
37
0
De 35 a 44 anos
66
69
42
41
0
De 45 a 59 anos
70
54
51
34
0
60 anos ou mais
60
86
26
31
0
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
71
47
44
37
2
Mais de 1 SM até 2 SM
65
48
50
43
2
Mais de 2 SM até 3 SM
61
67
37
29
0
Mais de 3 SM até 5 SM
73
64
39
53
1
Mais de 5 SM até 10 SM
47
93
34
17
0
Mais de 10 SM
66
82
11
11
0
CLASSE SOCIAL
A
38
100
0
0
0
B
60
81
35
32
0
C
65
56
38
33
1
DE
67
43
59
49
1
CONDIÇÃO DE ATIVIDADE
PEA
71
60
46
35
1
Não PEA
57
49
43
42
2
1 Base: 6,9 milhões de pessoas que nunca usaram a Internet, mas utilizaram computador. Respostas múltiplas, estimuladas e rodiziadas. Dados coletados entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013.
En 2012, Cetic.br se convirtió en un Centro de Categoría 2 de la UNESCO, el primero de su tipo dedicado al desarrollo de la sociedad de la información y del conocimiento. El Centro está vinculado al Sector de Comunicación e Información (CI), una de las cinco áreas de la UNESCO. Contribuye al logro de los objetivos estratégicos de la organización, fortaleciendo sus esfuerzos para monitorear la construcción de sociedades de la información y del conocimiento. El ámbito de actuación de Cetic.br incluye América Latina y los países africanos de lengua portuguesa.