Indivíduos
I5 - motivos pelos quais não procurou aprimorar suas habilidades com o computador1
Percentual (%) | Falta de tempo | Custo do curso | Nenhum dos motivos anteriores, mas outro | Falta de oportunidade | Não sabe / Não respondeu | Desconhecimento de como fazê-lo | Nenhuma oferta adequada | Os cursos são muito difíceis | |
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TOTAL | 34 | 18 | 16 | 13 | 13 | 2 | 2 | 2 | |
REGIÕES DO PAÍS | SUDESTE | 33 | 17 | 17 | 12 | 16 | 2 | 1 | 2 |
NORDESTE | 38 | 21 | 7 | 13 | 11 | 4 | 6 | 1 | |
SUL | 36 | 12 | 27 | 13 | 8 | 1 | 2 | 2 | |
NORTE | 35 | 19 | 8 | 12 | 13 | 9 | 2 | 1 | |
CENTRO-OESTE | 32 | 26 | 14 | 16 | 8 | - | 3 | - | |
SEXO | Masculino | 36 | 15 | 16 | 13 | 12 | 2 | 3 | 2 |
Feminino | 32 | 22 | 16 | 12 | 14 | 2 | 1 | 2 | |
GRAU DE INSTRUÇÃO | Analfabeto/ Educação infantil | 16 | 15 | 22 | 22 | 18 | - | 2 | 6 |
Fundamental | 24 | 20 | 13 | 13 | 24 | 2 | 3 | 2 | |
Médio | 37 | 20 | 15 | 13 | 9 | 3 | 2 | 2 | |
Superior | 44 | 12 | 18 | 10 | 9 | 3 | 4 | 1 | |
FAIXA ETÁRIA | De 10 a 15 anos | 15 | 30 | 10 | 19 | 20 | - | 1 | 5 |
De 16 a 24 anos | 31 | 21 | 10 | 20 | 12 | 3 | 2 | 2 | |
De 25 a 34 anos | 39 | 20 | 15 | 8 | 13 | 3 | 3 | - | |
De 35 a 44 anos | 40 | 11 | 20 | 11 | 10 | 2 | 2 | 4 | |
De 45 anos ou mais | 27 | 11 | 31 | 9 | 18 | 1 | 3 | - | |
RENDA FAMILIAR | Até R$380 | 28 | 33 | 3 | 6 | 28 | - | - | 1 |
R$381-R$760 | 25 | 29 | 12 | 13 | 17 | 1 | 2 | 2 | |
R$761-R$1140 | 30 | 16 | 13 | 19 | 15 | 2 | 3 | 2 | |
R$1141-R$1900 | 43 | 14 | 17 | 13 | 8 | 1 | 1 | 1 | |
R$1901 ou mais | 43 | 11 | 26 | 8 | 2 | 4 | 4 | 3 | |
CLASSE SOCIAL4 | AB | 41 | 14 | 23 | 11 | 4 | 3 | 4 | 1 |
C | 33 | 17 | 15 | 13 | 15 | 2 | 2 | 2 | |
DE | 26 | 27 | 8 | 14 | 20 | 1 | 2 | 2 | |
SITUAÇÃO DE EMPREGO | Trabalhador | 34 | 18 | 16 | 13 | 13 | 2 | 2 | 2 |
- 1 Pergunta piloto. Para procurar um emprego ou trocar de emprego dentro de 1 ano.
- 2 Base: 2.272 entrevistados que usaram o computador nos últimos três meses e que consideram que suas habilidades com o computador são insuficientes para o mercado de trabalho. Respostas múltiplas e estimuladas. Entrevistas realizadas em área urbana.
- 3 Na categoria não integra população ativa estão contabilizados os estudantes, aposentados e as donas de casa.
- 4 O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).
- Veja a tabela de erros estatísticos aproximados para cada variável este indicador.
- Fonte: NIC.br - set/nov 2007