Ir para o conteúdo

Ciclo "Cultura, Educação e Tecnologias em Debate" discute inclusão, oportunidades e redução das desigualdades sociais


21 MAI 2021



Promovido por Cetic.br|NIC.br, Sesc São Paulo e PUC-SP, encontros acontecem de maio a outubro deste ano 


A 4ª edição do Ciclo "Cultura, Educação e Tecnologias em Debate" discutirá inclusão, oportunidades e redução das desigualdades sociais em sua relação com a tríade cultura, educação e tecnologia. Dividido em seis encontros, que vão de maio a outubro, o evento é uma correalização do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o Sesc São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A mediação dos debates ficará por conta do jornalista Paulo Markun. 

“Esses espaços de reflexão sobre assuntos tão relevantes, reunindo diferentes vozes, está em linha com um de nossos principais propósitos, que é contribuir, por meio da disseminação do conhecimento, com o desenvolvimento da sociedade da informação. Ficamos felizes em realizar esta 4ª edição, ao lado dessas duas conceituadas instituições”, comenta o gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa, acrescentando que os dados das pesquisas do Cetic.br subsidiarão as discussões. 

O primeiro encontro acontece na próxima terça-feira (25) e terá como convidado o empresário e escritor Preto Zezé, presidente Nacional da Central Única das Favelas (CUFA) e fundador da LIS - Laboratório de Inovação Social. Ele falará sobre desigualdades digitais, culturais e educacionais no cenário desvelado pela pandemia da COVID-19. 

O Ciclo tem coordenação do filósofo e pedagogo Fernando Almeida, professor titular do curso de pós-graduação em Educação: Currículo, na PUC-SP. Para participar, é preciso fazer inscrição no site do CPF Sesc (Centro de Pesquisa e Formação), até sábado (22). Os próximos encontros ocorrerão sempre às terças-feiras, nos dias 29 de junho, 27 de julho, 31 de agosto, 28 de setembro e 26 de outubro. 

Confira a programação completa: 

  • 25/05 das 15h às 17h
    Desigualdades digitais, culturais e educacionais no cenário desvelado pela pandemia
    Com Preto Zezé, presidente Nacional da Central Única das Favelas (CUFA) e fundador da LIS - Laboratório de Inovação Social. 

  • 29/06 das 15h às 17h
    Segregação social, racial e de gênero no acesso equitativo à cultura, educação e tecnologias
    Com Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi e coordenadora do PretaLab, projeto de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação. 

  • 27/07 das 15h às 17h
    Tecnologias como direito da infância e da juventude para a apropriação cultural, educacional e de participação na sociedade hiperconectada
    Com Ricardo Henriques, economista, superintendente executivo do Instituto Unibanco. 

  • 31/08 das 15h às 17h
    Plataformas digitais, práticas culturais e ensino à distância numa democracia combalida
    Com Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA e membro titular da Academia de Ciências da Bahia. 

  • 28/09 das 15h às 17h
    Impactos éticos e sociais da Inteligência Artificial na educação e na cultura
    Com Dora Kaufman, professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP e colunista da Época Negócios. 

  • 26/10 das 15h às 17h
    Capitalismo de plataforma frente às políticas públicas para a cultura, educação e tecnologias
    Com Fernanda Bruno, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Instituto de Psicologia da UFRJ, coordenadora do MediaLab.UFRJ e membro-fundadora da Rede latino-americana de estudos em vigilância, tecnologia e sociedade/LAVITS. 

Anote na agenda
Ciclo "Cultura, Educação e Tecnologias em Debate" – 4ª edição
Datas:
de 25/05/2021 a 26/10/2021
Dias e Horários: Terças-feiras, das 15h às 17h
Modalidade: on-line
Inscrições no site do CPF Sesc: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/ 

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/. 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo -
 Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Soraia Marino - Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Assistente de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/