Ir para o conteúdo

Cetic.br promove lançamento da TIC Cultura 2018


11 ABR 2019



Pesquisa será apresentada em 23/4 no Ciclo "Cultura, educação e tecnologias em debate", uma parceria com o Sesc São Paulo e PUC-SP


A publicação da pesquisa TIC Cultura 2018 e a apresentação dos dados inéditos acontecerão no dia 23 de abril (terça-feira) durante a 2ª edição do Ciclo "Cultura, educação e tecnologias em debate", uma atividade realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) em parceria com o Sesc São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizada pelo Cetic.br/NIC.br aponta, entre outros destaques, que os equipamentos culturais brasileiros utilizam a Internet especialmente para a divulgação de suas atividades e programação cultural, mais do que para a disseminação de conteúdos on-line. A oferta de transmissão de vídeo em tempo real, de formação à distância, ou ainda a disponibilização de acervos digitalizados pela Internet, são pouco comuns entre todos os tipos de instituições pesquisadas.

Renomados especialistas estarão reunidos neste primeiro encontro do ano, que contará ainda com mesa de debates e conferência de convidado internacional, marcando o lançamento da publicação “Cultura, educação e tecnologias em debate” que resultou do primeiro ciclo realizado em 2018. O material organiza parte das reflexões dos palestrantes acerca da apropriação das TIC no Brasil, tendo em vista o desenvolvimento de políticas culturais e educacionais. A atividade acontecerá no Sesc 24 de Maio, a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas na página do Sesc São Paulo ou nas unidades do Sesc.

O Ciclo organizado pelo Cetic.br/NIC.br, CPF Sesc e PUC-SP chega assim à sua segunda edição, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre aspectos estratégicos na interface entre cultura, educação e tecnologias. "Os dados da TIC Cultura permitem compreender o cenário de infraestrutura, uso e gestão das TIC nos arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros. São insumos importantes para gestores públicos, pesquisadores acadêmicos, empresas do setor privado e organizações da sociedade civil em suas iniciativas voltadas à construção da sociedade da informação e do conhecimento", destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Mesa de debates e conferência

A primeira atividade do ano do Ciclo de Diálogos terá início com o debate "Cultura, educação e tecnologia na cidadania do século XXI". Danilo Santos de Miranda (diretor regional do Sesc São Paulo), Demi Getschko (diretor-presidente do NIC.br), Maria Amalia Pie Abib Andery (reitora da PUC-SP) e Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura) vão discorrer, a partir de uma perspectiva cidadã, sobre as oportunidades e riscos de um mundo conectado.

A programação do encontro também abriga a conferência "A nova sociedade de consumo: somos mais felizes?", ministrada pelo filósofo francês e teórico da hipermodernidade, Gilles Lipovetsky. Com mediação da jornalista Bianca Santana, Lipovetsky tratará dos desafios do hiperconsumo presente na sociedade das muitas opções de escolha. Na avaliação do filósofo, não é o consumo como tal que deve ser denunciado, mas seus excessos, o "mau uso".

Próximos encontros

As próximas atividades do Ciclo “Cultura, educação e tecnologias em debate” já têm data para acontecer. Sob o tema "Produção cultural e tecnologia", estarão reunidos no dia 9 de maio George Yúdice (professor da Universidade de Miami), Eliane Costa (Coordenadora de MBA na Fundação Getúlio Vargas) e Mauricio Trindade (gerente adjunto do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo - CPF-Sesc); já a temática "Diversidade e tecnologia" será debatida no dia 18 de junho por Maria Antonieta Antonacci (professora da PUC-SP), Rafael Evangelista (professor da Unicamp) e Fernando Almeida (professor da PUC-SP).

Para acompanhar o lançamento da TIC Cultura 2018 presencialmente, a partir das 14h do dia 23 de abril, os jornalistas devem confirmar a participação com Carolina Carvalho no telefone (11) 3027-0226 ou pelo e-mail: ccarvalho@webershandwick.com. Não haverá transmissão pela Web.

Anote na Agenda
Ciclo "Cultura, educação e tecnologias em debate"
Lançamento da pesquisa TIC Cultura 2018, da publicação “
Cultura, educação e tecnologias em debate”, Mesa de Debates e Conferência
Data: 23 de abril
Horário: 14h às 17h
Local: Sesc 24 de maio - Rua 24 de Maio, 109, Centro - São Paulo
Inscrições: no site do Sesc São Paulo e nas unidades Sesc

Sobre o CPF-Sesc          

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo. Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa à qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas.
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: (11) 3254-5600
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027- 0200 r. 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr:
https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/