XP12A - EMPRESAS, POR TIPO DE AÇÃO MAIS DIFÍCIL PARA ADEQUAÇÃO À LGPD
Total de empresas que realizaram ações de adequação à LGPD
Total
Elaborou um plano de conformidade ou adequação à proteção de dados pessoais
Criou política de uso de dados pessoais de funcionários
Realizou um inventário de dados pessoais
Elaborou algum relatório de impacto à proteção de dados pessoais
Desenvolveu uma política de privacidade que informa como os dados pessoais são tratados pela empresa
Nomeou um encarregado de proteção de dados ou DPO, ou seja, o responsável pela comunicação com os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
Fez alterações em contratos vigentes para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Realizou testes de segurança contra vazamento de dados
Ofereceu canal de atendimento para os titulares dos dados, como endereço de e-mail, website, ou outros canais
Realizou teste de legítimo interesse para o tratamento de dados pessoais
Criou um processo de avaliação de processos de tratamento de dados pessoais de empresas terceirizadas que a sua empresa contrata
Elaborou política de incidentes de segurança envolvendo dados pessoais
Elaborou política de retenção e descarte de dados pessoais
Não se aplica
TOTAL
25339
13940
14104
11828
25065
8231
31978
29547
14565
7719
17679
11731
18445
0
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
21041
10317
12200
10243
21792
6359
27194
22030
13643
6086
14070
9042
14571
0
De 50 a 249 pessoas ocupadas
3412
3087
1542
1114
2463
1541
3708
6502
425
1291
3038
2101
3193
0
De 250 pessoas ocupadas ou mais
886
536
362
471
809
331
1076
1014
498
342
571
589
680
0
REGIÃO
Norte
728
654
534
1011
1735
149
1306
1322
834
233
1090
180
283
0
Nordeste
5820
975
5249
1766
3293
1128
2675
5225
1456
2012
1325
1221
5194
0
Sudeste
12103
9217
4702
6770
14329
5673
18773
13334
4767
4553
8262
5709
7519
0
Sul
5173
1848
898
1779
4033
910
7720
6522
6414
466
5234
2629
4761
0
Centro-Oeste
1516
1245
2719
503
1675
371
1505
3144
1093
455
1767
1992
687
0
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
5692
2540
2134
2997
3452
1313
4092
5515
1829
1488
4863
2535
2589
0
Construção
1508
875
1152
806
1191
605
3325
783
942
230
1216
514
1283
0
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
10632
5655
5898
3320
9417
2477
7753
13896
7715
2759
6032
3105
7794
0
Transporte, armazenagem e correio
1274
859
846
606
1005
158
2580
1729
758
576
600
1102
826
0
Alojamento e alimentação
772
602
573
663
4014
0
4949
1657
1265
483
0
987
451
0
Informação e comunicação
677
694
286
226
927
400
1860
1177
688
22
419
722
910
0
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
4159
2147
2997
2878
3842
3226
6450
4239
1064
1842
4086
2514
4362
0
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
625
566
219
333
1217
52
969
550
304
318
463
252
230
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.