H13 - EMPRESAS QUE NÃO UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POR TIPO DE OBSTÁCULO
Total de empresas que não utilizaram tecnologias de Inteligência Artificial
Percentual (%)
Porque os custos parecem ser muito altos
Por falta de pessoas capacitadas na empresa para usar essas tecnologias
Por incompatibilidade com equipamentos, software ou sistemas existentes na empresa
Por dificuldades de disponibilidade ou qualidade dos dados necessários para o uso dessas tecnologias
Por preocupações com relação à violação da proteção de dados e privacidade
Por falta de clareza sobre as consequências legais do uso dessas tecnologias, como em casos de danos causados pelo uso de Inteligência Artificial
Por considerações éticas
Porque as tecnologias de Inteligência Artificial não são úteis para a empresa
Por falta de conhecimento sobre tecnologias de Inteligência Artificial adequadas para as atividades da empresa
TOTAL
15
14
14
11
10
10
6
15
14
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
13
12
12
9
9
9
6
13
13
De 50 a 249 pessoas ocupadas
32
26
26
21
22
18
10
27
26
De 250 pessoas ocupadas ou mais
40
33
36
29
23
19
16
31
30
REGIÃO
Norte
18
20
16
13
11
13
8
19
18
Nordeste
17
17
15
11
10
13
7
13
18
Sudeste
15
14
13
11
11
9
6
15
14
Sul
13
11
13
9
8
8
6
12
11
Centro-Oeste
16
16
14
13
12
10
8
15
14
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
17
13
14
11
9
9
6
13
13
Construção
11
9
7
6
8
5
5
13
10
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
15
13
14
9
9
10
5
15
14
Transporte, armazenagem e correio
14
12
13
12
12
9
6
14
13
Alojamento e alimentação
15
11
11
10
9
7
5
14
13
Informação e comunicação
22
30
31
21
23
22
14
33
27
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
18
20
15
15
15
14
10
13
18
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
17
19
16
12
10
12
8
16
19
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2025). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras: TIC Empresas 2024 [Tabelas].
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.