Vigilância, segurança ou tarefas de inspeção, como o uso de drones, etiquetas de identificação de radiofrequência, etc.
Transporte de pessoas ou mercadorias, como o uso de veículo guiado automaticamente, etc.
Limpeza ou tarefas de eliminação de resíduos
Sistemas de gerenciamento de estoque, como paletização e manuseio de mercadorias
Trabalhos de montagem
Tarefas de balconista de loja robótico
Trabalhos de construção ou reparos
TOTAL
34
8
42
38
26
3
31
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
35
6
38
19
25
5
24
De 50 a 249 pessoas ocupadas
31
10
51
75
29
1
48
De 250 pessoas ocupadas ou mais
38
20
34
52
32
4
24
REGIÃO
Norte
0
0
80
72
0
0
42
Nordeste
18
17
53
21
17
4
22
Sudeste
38
5
39
29
31
1
32
Sul
37
0
37
38
38
0
37
Centro-Oeste
71
42
15
74
7
31
15
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
29
9
49
70
14
1
28
Construção
69
4
35
5
69
0
65
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
37
14
38
41
58
1
77
Transporte, armazenagem e correio
45
3
3
42
3
39
0
Alojamento e alimentação
0
0
0
0
0
0
0
Informação e comunicação
12
29
38
29
53
12
38
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
49
1
69
14
15
0
3
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
40
0
0
0
30
0
30
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.