H9 - EMPRESAS QUE UTILIZARAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Total de empresas¹
Percentual (%)
Sim
Não
TOTAL
13
87
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
11
89
De 50 a 249 pessoas ocupadas
22
78
De 250 pessoas ocupadas ou mais
39
61
REGIÃO
Norte
16
84
Nordeste
11
89
Sudeste
13
87
Sul
12
88
Centro-Oeste
14
86
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
13
87
Construção
11
89
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
11
89
Transporte, armazenagem e correio
16
84
Alojamento e alimentação
7
93
Informação e comunicação
32
68
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
20
80
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
13
87
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras – TIC Empresas 2021.
¹Este indicador foi coletado somente entre as empresas que possuem área ou departamento de TI. Para fins de divulgação, são apresentados os resultados pelo total de empresas.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.