Objetivos da pesquisa
Desde 2013, a pesquisa TIC Governo (antes intitulada TIC Governo Eletrônico) é realizada a cada dois anos com o objetivo de investigar a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos órgãos públicos no Brasil. O uso de TIC no setor público pode ser uma forma de ampliar o acesso aos serviços públicos, tornar os governos mais transparentes e possibilitar a participação dos cidadãos. Com o objetivo de analisar esse cenário, são entrevistados os gestores de TIC e os responsáveis pelos conteúdos digitais de órgãos públicos dos três entes federativos (União, Estados e Municípios) e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público.
Em 2010, foi realizada uma edição especial da pesquisa que investigou o uso de serviços digitais governamentais por cidadãos e empresas no Brasil, mapeando oportunidades e barreiras para o acesso.
Áreas de investigação
Os indicadores desenvolvidos pelo estudo TIC Governo apontam características dos órgãos públicos relativas ao acesso, uso e apropriação das TIC, tais como:
- Infraestrutura de TIC existente nos órgãos públicos;
- Utilização das TIC para gestão;
- Oferta de serviços públicos nos meios digitais;
- Uso de TIC para o acesso à informação pública e participação (e-participação);
- Uso de TIC na gestão urbana.
Apoio institucional
A pesquisa conta com o apoio do governo federal, por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Também recebe apoio de outros órgãos governamentais e de especialistas vinculados a importantes universidades.
Metodologia
A pesquisa possui duas unidades de análise: os órgãos públicos federais e estaduais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público e as prefeituras (Poder Executivo municipal). A pesquisa é feita de forma censitária para os órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público na esfera federal e dos poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público na esfera estadual. É realizada uma amostra para os órgãos do poder Executivo estadual. No nível municipal, nas edições 2013, 2015 e 2017 foram realizadas pesquisas amostrais e, a partir de 2019, passou a ser conduzido um censo das prefeituras brasileiras.