Relatório analisa o uso da Internet por crianças no Brasil e na Europa
Estudo apresenta indicadores sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes
O relatório “Crianças e uso da Internet: Uma análise comparativa do Brasil e sete países europeus” apresenta o estado do acesso e uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil e em sete países europeus. Um dos principais achados é a tendência de um acesso mais privado à Internet por crianças de 9 a 16 anos no Brasil, Bélgica, Irlanda, Itália, Portugal, Romênia e Reino Unido.
O relatório, baseado em pesquisas comparáveis conduzidas entre 2013 e 2014 nos países participantes, mostrou uma presença significativa de brasileiros em sites de redes sociais (SNS), em comparação com outros países.
O conjunto de dados brasileiro é da Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2013 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Na pesquisa brasileira, foram entrevistados 2.261 usuários da Internet de 9 a 17 anos, além de seus pais ou responsáveis legais. O conjunto de dados europeu foi produzido no projeto Net Children Go Mobile.
No Brasil, o acesso à Internet por crianças na escola foi menor, mas o país supera outros países no acesso a dispositivos móveis e na presença de crianças de 9 e 10 anos em SNS. Segundo o relatório, um em cada três usuários de Internet crianças brasileiros acessava a Internet em movimento (33%), uma cifra superior à de países como a Romênia (15%), Irlanda (13%), Portugal (13%) e Bélgica (11%). O acesso no quarto ou em outro cômodo privado em casa era comum entre crianças de quase todos os países analisados: mais da metade (56%) no Brasil; 85% na Dinamarca; 70% no Reino Unido; 69% na Itália e Romênia; e 60% na Índia e em Portugal. A Bélgica foi a única exceção (48%).
Educação e atividade online
Na escola, o acesso à Internet foi reportado por apenas um terço das crianças brasileiras que usam a Internet (36%). Essa proporção foi inferior à observada na maioria dos países europeus analisados: Reino Unido (88%), Dinamarca (80%), Romênia (53%), Portugal (49%), Irlanda (47%) e Bélgica (39%), com exceção da Itália (26%). “Em vez de restringir o acesso das crianças à Internet, as escolas brasileiras deveriam valorizar a atividade e investir nessa tecnologia, permitindo que as crianças explorem plenamente o potencial da Internet e aprendam as habilidades para o uso seguro da Internet”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.
Assistir a videoclipes e visitar SNS foram as atividades mais reportadas por crianças de 11 a 16 anos nos países estudados. Crianças dinamarquesas (70%), romenas (58%), irlandesas (49%) e britânicas (49%) preferiram assistir vídeos online, enquanto visitar SNS foi reportado como a principal atividade por crianças italianas (59%), brasileiras (52%), portuguesas (50%) e belgas (48%).
Redes sociais
Em relação à presença em SNS, 78% das crianças brasileiras usuárias de Internet tinham seu próprio perfil, o mesmo na Romênia (78%) e não muito longe da Dinamarca (81%). Nos países analisados, crianças brasileiras de 9 e 10 anos eram as mais presentes em SNS: Romênia (50%), Dinamarca (41%), Portugal (26%) Bélgica (22%), Reino Unido (19%), Itália (15%) e Irlanda (14%).
Outro achado foi que uma porção significativa das crianças brasileiras relatou ter um grande número de contatos online e não demonstrou muita preocupação em manter perfis públicos nas redes sociais. No Brasil, mais da metade das crianças (54%) relatou ter mais de 100 contatos em seus principais perfis de SNS, semelhante à Romênia (64%). Além disso, 42% das crianças brasileiras definiram seus perfis de SNS como públicos, enquanto na Itália esse percentual foi de apenas 15%.
Para mais informações sobre a análise comparativa entre a Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2013 e o projeto Net Children Go Mobile, visite https://www.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/EU%20Kids%20III/Reports/FullReportBrazilNCGM.pdf
Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, um departamento do NIC.br, consolidou sua posição como um centro de referência na produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e uso da Internet no Brasil, promovendo pesquisas que contribuem para o desenvolvimento da Internet no Brasil. O Cetic.br está estabelecido no Brasil sob os auspícios da UNESCO. Para mais informações, visite https://www.cetic.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil sem fins lucrativos que implementa as decisões e projetos elaborados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O NIC.br realiza as atividades contínuas de registro e manutenção de nomes de domínio <.br> — Registro.br (https://www.registro.br/), tratamento e resposta a incidentes de segurança em redes conectadas à Internet brasileira — CERT.br (https://www.cert.br/), promoção de estudos e pesquisas sobre tecnologia e operações de redes — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produção de indicadores sobre tecnologias de informação e comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), fomentando e aprimorando a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (https://www.ceweb.br/) e hospedando o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).
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