Cetic.br lança versão online de livro da TIC Educação 2024
Publicação gratuita reúne dados e análises sobre como escolas, educadores e estudantes se apropriam de tecnologias digitais no país
Em tempos de Inteligência Artificial, como os estudantes brasileiros buscam informações? E o que fazer para ampliar a oferta de educação digital nas escolas? Estas são algumas das questões aprofundadas pelo livro TIC Educação 2024, que reúne dados e análises sobre como escolas, educadores e estudantes têm incorporado tecnologias digitais em atividades de gestão e de ensino e aprendizagem no país.
Lançada nesta terça-feira (28) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a versão online da publicação foi apresentada durante a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pela Secretaria de Políticas Digitais da SECOM/PR em parceria com o Ministério da Educação e a UNESCO.
Além dos dados mais recentes sobre acesso à Internet e a dispositivos digitais nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todas as regiões do Brasil, o livro também traz análises sobre tendências e desafios na adoção de novas tecnologias – incluindo a IA generativa –, indicadores aprofundados sobre educação midiática e para a cidadania digital, artigos exclusivos de especialistas e metodologia detalhada.
Pela primeira vez, a pesquisa investigou quais fontes de informação os estudantes utilizam para realizar pesquisas escolares na Internet. Embora 74% recorram a sites de busca, 72% mencionaram canais e aplicativos de vídeo como fontes de informação. Entre alunos do Ensino Médio, 70% já recorrem a ferramentas de inteligência artificial generativa em suas pesquisas. No entanto, apenas 32% dizem ter recebido orientação nas escolas sobre como utilizar essas tecnologias.
Entre as edições 2022 e 2024 da pesquisa, a proporção de alunos de Ensino Fundamental e Médio que afirmaram buscar os professores para se informar sobre o uso de tecnologias digitais passou de 44% para 56%.
“Em uma sociedade mediada por tecnologias digitais baseadas em algoritmos, a educação digital e midiática tem o potencial de estimular os estudantes a pensarem criticamente sobre os impactos desses recursos na sociedade”, analisa Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação 2024.
“Os dados da pesquisa TIC Educação 2024 evidenciam que a ampliação da oferta de educação digital e midiática nas escolas de Educação Básica passa por superar desafios de conectividade significativa, de disponibilidade de recursos educacionais e, especialmente, de apoio aos professores, por meio de programas de formação e de apoio institucional”, conclui a especialista.
Acesse gratuitamente o livro TIC Educação 2024 no site: https://www.cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2024/
Veja também o Resumo Executivo da TIC Educação 2024: https://www.cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2024/
Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 20 anos de atuação em 2025. Mais informações em https://cetic.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.