Ir para o conteúdo

CGI.br apresenta TIC Domicílios 2011


31 MAI 2012



Computadores de mesa estão perdendo espaço para portáteis; acesso à Internet pelos celulares mais que triplica

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulga os resultados da sétima pesquisa TIC Domicílios (2011), produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), através de seu Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). Os dados foram obtidos a partir de entrevistas presenciais sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em 25 mil domicílios no Brasil, incluindo áreas rurais.

Posse e uso de computadores e Internet
A presença do computador e da Internet continua crescendo nos domicílios brasileiros: a proporção de domicílios com computador no país passou de 35% para 45%, enquanto a presença de Internet passou de 27% em 2010 para 38% em 2011.

Nessa edição da pesquisa, entre os domicílios brasileiros com computador, 79% possuem um computador de mesa, enquanto os portáteis estão em 39%. Em 2008, 95% dos domicílios possuíam desktops , ao passo que os portáteis estavam presentes em apenas 10% dos lares. Na classe C, a proporção de portáteis praticamente dobrou em relação a 2010, o que corresponde à presença em um quarto dos domicílios com computador que pertencem a essa classificação socioeconômica (28%). Na classe A, a presença de portáteis (81%) nos domicílios com computador é equivalente à de desktops (82%). Em 2011, a TIC Domicílios passou a medir a posse de tablets : apesar de ter presença tímida no total dos domicílios com computador (1%), na classe A, a proporção já chega a 10%.

Banda larga móvel supera acesso discado
De maneira geral, em 2011 a banda larga fixa está presente nos lares brasileiros com Internet em proporções superiores à banda larga móvel ( modem 3G): 68%, contra 18%, respectivamente.

Seguindo a tendência mundial de crescimento da banda larga móvel, essa tecnologia apresentou um aumento de oito pontos percentuais em relação à medição de 2010, ao mesmo tempo em que as conexões de banda larga fixa permanecem no mesmo patamar de 2010. “Isso significa que em 2011, a banda larga móvel foi a principal responsável pelo crescimento na proporção de conexões de banda larga no país. Além disso, pela primeira vez, as conexões via banda larga móvel ultrapassam o acesso discado, que está em franco declínio”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Uso de Internet
45% da população brasileira é usuária de Internet, ou seja, utilizou a rede nos três meses que antecederam a entrevista, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2010. Em 2011, o local mais citado para acesso à Internet continua sendo o domicílio (67%), quase duas vezes e meia maior do que o acesso em centros públicos de acesso pago ( lanhouses ), local citado por 28% dos usuários de Internet em 2011. Enquanto o acesso domiciliar apresentou um crescimento de 20% em relação a 2010, o uso nas lanhouses decresceu 18% nesse mesmo período, o que sugere que o processo de substituição de um local por outro continua ocorrendo em 2011.

Internet no celular: em 2011, o uso da Internet via celular no Brasil avançou 12 pontos percentuais entre os usuários de telefone móvel passando de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os entrevistados que possuem celulares pré-pagos.

Atividades realizadas na Internet
Em 2011, 69% dos brasileiros usuários de Internet declararam estar presentes em site de relacionamento como o Facebook ou Orkut. Destacam-se os acréscimos no uso de microblogs (como o Twitter), que passou de 14% em 2010 para 22% em 2011, e o uso de programas de voz sobre IP como o Skype, cujo uso passou de 17% em 2010 para 23% em 2011.

Também houve aumento na procura de informações sobre viagens e acomodações (de 26% em 2010 para 36% em 2011), busca de informações em sítios de enciclopédia virtual como Wikipédia (28% em 2010, 39% em 2011) e a procura de informações em dicionários gratuitos (passa de 24% para 35% em 2011). A atividade de lazer mais realizada na Internet foi assistir filmes ou vídeos em sítios (58%), seguida por fazer o download de músicas (51%).

Desigualdades
Apesar do crescimento nos indicadores de posse e uso das TIC no Brasil, em 2011, 55% dos domicílios não possuíam computador e 62% que não dispunham de Internet.

Na área rural, 90%, dos domicílios não possuem Internet e no Nordeste essa proporção é de 79%, o que sugere que o país continua aprofundando as desigualdades no acesso às novas tecnologias. Também são grandes as diferenças de acesso à Internet no domicílio conforme suas características socioeconômicas: na classe DE, 95% dos domicílios não têm acesso à rede, enquanto na classe A essa proporção é de apenas 3%.

Entre a população brasileira, 55% não é usuária de Internet, ou seja, não utilizaram a rede há menos de três meses em relação ao momento da entrevista. Na área rural essa proporção é de 82%, e no Nordeste e Norte cerca de dois terços não são usuários de Internet. Além disso, entre aqueles que têm 60 anos ou mais a proporção dos que não são usuários é de 91%. Na classe DE, 86% não são usuários de Internet, ao passo que essa proporção é de 8% na classe A.

Os resultados completos da pesquisa TIC Domicílios 2011 estão disponíveis em http://www.cetic.br/ .

Infográfico TIC Domicílios

Sobre o Cetic.br
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/ .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( http://www.nic.br/ ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br ( http://www.registro.br/ ), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br ( http://www.cert.br/ ), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br ( http://www.ceptro.br/ ), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br ( http://www.cetic.br/ ) e abrigar o escritório do W3C no Brasil ( http://www.w3c.br/ ).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/ .

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube : S2publicom
Daniela Marques daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr