Ir para o conteúdo

Cetic.br disponibiliza microdados da pesquisa TIC Domicílios


25 OUT 2017



A disponibilização das bases de microdados para download facilitará o acesso dos usuários aos resultados da pesquisa

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), passou a disponibilizar, a partir desta quarta-feira (25/10), os microdados da 11ª edição da TIC Domicílios para download – pesquisa de relevância nacional e internacional no mapeamento do acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por brasileiros de 10 anos ou mais.

Os dados desagregados e desidentificados do levantamento realizado em mais de 23 mil domicílios em todo o território nacional, entre novembro de 2015 e junho de 2016, foram lançados na Conferência Web.br 2017 e estão disponibilizados em formato .csv. Essa base é composta pelos indicadores da TIC Domicílios 2015 e pelas variáveis que compõem os domínios de análise da Pesquisa, além de variáveis como cor ou raça e religião.

"O acesso e o uso da Internet são cada vez mais relevantes para a pesquisa acadêmica e para a formulação e implementação de políticas públicas. A divulgação dos microdados da TIC Domicílios atende à demanda crescente por informações sobre o tema. São inúmeras variáveis e análises possíveis para que diferentes atores da sociedade tenham a oportunidade de desenvolver suas próprias leituras sobre o tema", enfatiza Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Para facilitar a compreensão e o uso dos microdados, o Cetic.br também oferece ao usuário um conjunto de informações relevantes sobre a pesquisa, incluindo o relatório metodológico, questionário e dicionário de dados, além de metadados da Pesquisa e dos arquivos disponibilizados.

Com a publicação dos microdados da Pesquisa TIC Domicílios 2015, o Cetic.br dá início ao processo de disponibilização on-line de suas bases de dados domiciliares, que futuramente também contemplará a Pesquisa TIC Kids Online Brasil e a edição mais recente da Pesquisa TIC Domicílios, divulgada em setembro deste ano. Este processo de disponibilização foi orientado pelo conjunto de Boas Práticas para Dados na Web, proposto pelo W3C.

As bases de microdados das demais pesquisas podem ser acessadas mediante a assinatura do Termo de Acesso e Uso entre a instituição solicitante e o NIC.br: http://cetic.br/microdados.

Faça o download dos microdados da TIC Domicílios 2015: http://cetic.br/arquivos/domicilios/2015/domicilios/.

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalhoccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr