A3 - CRIANÇAS E ADOLESCENTES, POR IDADE DO PRIMEIRO ACESSO À INTERNET
Total de usuários de Internet de 9 a 17 anos
Percentual (%)
Até 6 anos
7 anos
8 anos
9 anos
10 anos
11 anos
12 anos
Mais de 12 anos
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
24
8
11
8
12
7
5
7
19
0
ÁREA
Urbana
25
8
11
8
11
6
5
6
19
0
Rural
14
8
10
6
19
13
4
10
17
0
REGIÃO
Sudeste
30
7
12
9
11
5
5
4
17
0
Nordeste
17
11
10
6
15
7
5
12
16
0
Sul
20
7
7
11
8
10
1
6
28
0
Norte
17
8
8
7
13
9
8
8
21
0
Centro-Oeste
26
6
13
5
11
9
5
4
20
0
SEXO DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE
Masculino
26
10
10
4
14
7
3
8
17
0
Feminino
21
6
11
12
10
7
6
6
21
0
ESCOLARIDADE DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
Até Fundamental I
23
7
10
6
16
6
4
16
13
0
Fundamental II
19
7
20
4
12
7
7
7
18
0
Médio ou mais
25
9
7
10
11
8
4
5
21
0
FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE
De 9 a 10 anos
52
10
9
4
2
0
0
0
22
0
De 11 a 12 anos
23
14
19
9
5
5
1
0
24
0
De 13 a 14 anos
20
8
8
16
19
6
3
3
17
0
De 15 a 17 anos
10
4
8
5
18
13
10
18
16
0
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
22
7
15
4
16
6
5
8
16
0
Mais de 1 SM até 2 SM
18
7
8
9
9
13
6
10
21
0
Mais de 2 SM até 3 SM
23
8
11
13
13
3
3
6
21
0
Mais de 3 SM
34
9
9
9
10
6
1
2
20
0
Não tem renda
20
2
2
0
36
5
0
15
20
0
Não sabe
31
12
4
12
10
3
12
7
8
0
Não respondeu
40
16
3
3
0
6
1
1
31
0
CLASSE SOCIAL
AB
36
6
7
9
6
4
4
3
26
0
C
22
8
8
9
15
9
4
4
19
0
DE
18
9
16
5
12
6
5
13
14
0
COR OU RAÇA
Branca
27
8
12
6
14
4
5
4
19
0
Preta
22
7
6
11
16
5
8
10
14
0
Parda
22
8
10
9
10
10
3
8
20
0
Amarela
25
18
12
6
10
6
7
3
13
0
Indígena
22
11
8
1
12
7
4
8
27
0
Não respondeu
20
3
12
6
8
8
10
11
22
0
DOMICÍLIO COM ACESSO À INTERNET
Sim
24
8
10
8
12
7
5
7
19
0
Não
22
8
13
5
17
4
4
13
15
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil – TIC Kids Online Brasil 2023.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.