PROPORÇÃO PARA O INDICADOR D8 - ESCOLAS URBANAS, POR RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DOS COMPUTADORES Total de escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Professor(a) de informática
Monitor(a) ou técnico(a) no laboratório de informática
Coordenador(a) pedagógico(a)
Prestadores de serviço contratados pela escola
Prestadores de serviço contratados pela Secretaria de Educação
Voluntários
Outros
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador e nem professor(a) de informática
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador e nem monitor(a) no laboratório de informática
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador e nem coordenador(a) pedagógico(a)
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador
Sim
Não
Não sabe
Não respondeu
Não possui computador
Sim
Não
TOTAL
4
13
0
-
83
8
7
1
-
84
6
94
-
-
0
45
55
-
-
0
53
47
0
-
0
15
85
0
-
0
5
95
REGIÃO
Norte
5
12
1
-
82
12
15
0
-
73
2
98
-
-
0
40
59
-
-
0
49
51
0
-
0
18
81
0
-
0
9
91
Centro-Oeste
8
17
0
-
75
14
16
0
-
70
4
96
-
-
0
46
54
-
-
0
51
49
0
-
0
21
79
0
-
0
5
95
Nordeste
2
8
0
-
89
6
5
4
-
84
6
94
-
-
0
48
52
-
-
0
45
55
0
-
0
15
84
1
-
0
4
96
Sudeste
4
16
0
-
80
6
5
0
-
89
9
91
-
-
0
41
59
-
-
0
59
41
0
-
0
14
86
0
-
0
4
96
Sul
6
11
0
-
82
11
8
0
-
81
4
96
-
-
0
47
53
-
-
0
59
41
0
-
0
12
88
0
-
0
6
94
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
2
14
0
-
84
4
9
3
-
84
1
99
-
-
0
25
75
-
-
0
82
18
0
-
0
13
86
1
-
0
2
98
Pública Estadual
3
4
0
-
92
4
5
0
-
91
5
95
-
-
0
39
60
-
-
0
61
38
0
-
0
23
77
0
-
0
9
91
Total - Públicas
2
10
0
-
88
4
7
2
-
87
3
97
-
-
0
32
68
-
-
0
73
27
0
-
0
18
82
1
-
0
5
95
Particular
9
21
0
-
70
17
7
0
-
76
16
84
-
-
0
79
21
-
-
0
2
98
0
-
0
7
93
0
-
0
4
96
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017.
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.