G8A - PROFESSORES, POR FORMA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS OBTIDOS NA INTERNET Total de professores usuários de Internet
Percentual (%)
Baixou ou copiou o conteúdo e fez alterações
Criou um conteúdo novo combinando vários materiais
Utilizou o conteúdo sem realizar nenhuma alteração
Modificou o conteúdo no próprio site
TOTAL
87
82
17
11
SEXO
Feminino
87
83
17
11
Masculino
87
78
15
13
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
92
82
14
5
De 31 a 45 anos
88
84
18
10
De 46 anos ou mais
85
77
16
16
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
90
86
15
16
Mais de 3 até 5 SM
86
80
17
11
Mais de 5 SM
87
81
17
9
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
86
83
18
13
Mais de 3 até 5 SM
87
79
18
12
Mais de 5 SM
90
83
14
7
REGIÃO
Norte
90
82
18
11
Centro-Oeste
80
81
10
10
Nordeste
80
77
21
15
Sudeste
90
83
16
11
Sul
91
86
15
9
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
89
83
17
15
Pública Estadual
86
79
16
10
Total - Públicas
87
81
16
12
Particular
86
84
19
7
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
85
84
20
12
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
90
84
14
12
2º ano do Ensino Médio
87
77
16
10
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2016
In 2012, Cetic.br became a UNESCO Category 2 Center, the first of its kind dedicated to the development of information and knowledge societies. The Center is linked to the Communication and Information (CI) Sector, one of UNESCO’s five areas of work. It contributes to achieving the organization’s strategic objectives by strengthening its efforts to monitor the building of information and knowledge societies. Cetic.br’s scope of action includes Latin America and the Portuguese-speaking countries of Africa.