Ir para o conteúdo

Livro do Cetic.br e da Organização Pan-Americana da Saúde apresenta recomendações para medir a saúde digital


Releases 21 MAI 2019

VERSÃO EM PORTUGUÊS | VERSIÓN EN ESPAÑOL

Disponível para download em três idiomas, esta publicação auxilia os países a medir o progresso no setor

Com o objetivo de facilitar a produção de estatísticas sobre a adoção, uso e apropriação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no setor da saúde, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), um departamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (NIC.br), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram o livro Medição da Saúde Digital. Disponível em três idiomas - inglês, português e espanhol - esta publicação ajuda a orientar gestores públicos, pesquisadores acadêmicos, empresas do setor privado e representantes da sociedade civil em diversos países a medir seu progresso no setor. Você pode baixar a publicação aqui: https://cetic.br/publicacoes/indice/.

Medição da Saúde Digital foi lançado na 9ª edição da Semana de Metodologias de Pesquisa do NIC.br, uma iniciativa anual do Cetic.br para promover a troca de experiências entre produtores e usuários de dados. “A publicação é uma resposta à crescente necessidade de dados e indicadores confiáveis que possam ajudar os governos a criar e monitorar políticas e estratégias de TIC, comparar seu progresso com o de outros países e adotar soluções para o uso equitativo dessas tecnologias no setor da saúde”, explica Alexandre Barbosa, gestor do Cetic.br.

Dividida em seis capítulos, a publicação apresenta uma perspectiva internacional, estudos de caso e uma visão para a medição da saúde digital. “Medir a universalização do acesso às TIC em instalações de saúde e seu uso e apropriação por profissionais da área é essencial para a formulação de políticas com base em evidências”, diz Barbosa.

Em Medição da Saúde Digital, os leitores encontram detalhes sobre cada uma das etapas necessárias para realizar uma pesquisa de acesso, uso e apropriação de TIC no setor da saúde. Também oferece informações sobre melhores práticas, com base no primeiro esforço de medição em nível nacional desenvolvido na América Latina, a pesquisa TIC em Saúde, pelo Cetic.br, assim como na realizada posteriormente no Uruguai. A publicação também dedica um capítulo para abordar a adoção de um modelo integrado que vai além de estatísticas sobre acesso e uso, incluindo efeitos (associados ao investimento em TIC e desenvolvimento de capacidades), resultados (melhorias em eficiência, qualidade e acesso) e impactos (centrados nos desafios do sistema de saúde de cada país).

Acesse as versões em inglês, português e espanhol de Medição da Saúde Digital em https://cetic.br/publicacoes/indice/. Complementarmente, acesse os indicadores e publicações sobre TIC em Saúde em https://cetic.br/pesquisa/saude/.

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, disseminando análises e dados periódicos sobre o desenvolvimento da Internet no país. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - NIC.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil sem fins lucrativos. Além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet, tem as seguintes responsabilidades: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e gerenciar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e fazer encuste sobre tecnologias e operações de redes - Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre tecnologias de informação e comunicação - Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar Pontos de Troca de Tráfego - IX.br (https://ix.br/), possibilitar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e apoiar a formulação de políticas - Ceweb.br (https://www.ceweb.br) e abrigar o Escritório do W3C Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relativas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços de Internet no país, promovendo qualidade técnica, inovação e a disseminação dos serviços oferecidos. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo multissetorial de governança na Internet, com a participação efetiva de todos os setores da sociedade em suas decisões. Uma de suas criações foi os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contato para imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicações – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicações –
everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicações – soraia@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/

Este conteúdo foi traduzido automaticamente com o apoio de inteligência artificial.