TIC DOMÍCILIOS E USUÁRIOS 2013



H6 - PROPORÇÃO DE USUÁRIOS DE INTERNET, POR MOTIVOS PARA NÃO COMPRAR PELA INTERNET NOS ÚLTIMOS 12 MESES




H6 - PROPORÇÃO DE USUÁRIOS DE INTERNET, POR MOTIVOS PARA NÃO COMPRAR PELA INTERNET NOS ÚLTIMOS 12 MESES
Percentual sobre o total de usuários de Internet que não adquiriram produtos e serviços pela internet nos últimos 12 meses1
Percentual (%) Porque prefere comprar pessoalmente, gosta de ver o produto Por falta de necessidade ou interesse Por ter preocupação com privacidade ou segurança, ou por ter preocupação em fornecer informações pessoais/usar o cartão de crédito pela Internet Por falta de confiança no produto que irá receber Por força do hábito, costuma comprar nos mesmos estabelecimentos Porque a entrega demora muito ou é problemático receber os produtos em casa Porque não tem como fazer reclamações/devoluções Porque não tem como efetuar o pagamento via Internet Por falta de habilidade com a Internet Porque é mais caro do que a forma tradicional de compra Porque as mercadorias e serviços procurados não estão disponíveis na Internet Porque não consegue completar a compra Não sabe / Não respondeu
TOTAL 60 46 30 29 27 17 17 13 11 8 6 6 0
Área Urbana 60 46 30 29 27 17 17 12 10 8 6 5 0
Rural 58 48 25 32 32 21 26 20 18 15 8 7 0
Região Sudeste 59 48 25 26 25 14 12 10 9 6 4 4 0
Nordeste 65 50 34 33 31 21 19 15 15 11 8 7 1
Sul 57 38 33 26 22 11 19 10 9 6 4 3 1
Norte 60 42 37 42 40 39 38 28 17 17 14 13 0
Centro-Oeste 56 40 27 30 29 17 17 11 11 7 6 6 0
Sexo Masculino 58 46 30 28 24 16 16 13 10 7 6 5 0
Feminino 62 46 30 30 30 18 18 12 11 9 6 6 1
Grau de instrução Analfabeto / Educação infantil 81 47 30 27 29 47 18 27 13 17 18 11 5
Fundamental 52 45 25 24 23 14 14 15 14 7 5 6 1
Médio 66 48 32 33 31 19 20 12 10 9 7 6 0
Superior 63 42 35 34 28 20 20 6 5 6 5 3 0
Faixa etária De 10 a 15 anos 44 44 19 20 20 12 13 19 10 9 7 7 1
De 16 a 24 anos 62 46 29 32 28 19 19 14 8 9 6 7 0
De 25 a 34 anos 67 46 35 34 30 22 21 11 12 8 6 4 0
De 35 a 44 anos 66 43 32 31 30 17 16 9 13 6 5 4 0
De 45 a 59 anos 66 52 37 30 30 15 17 7 15 7 5 4 0
60 anos ou mais 80 50 48 36 34 20 17 5 17 14 1 2 0
Renda familiar Até 1 SM 57 46 28 31 26 19 18 16 21 9 6 5 1
Mais de 1 SM até 2 SM 60 46 28 31 28 19 18 19 12 10 7 8 0
Mais de 2 SM até 3 SM 62 48 27 28 29 17 17 11 10 9 7 5 1
Mais de 3 SM até 5 SM 65 44 37 34 29 18 18 8 9 5 5 5 0
Mais de 5 SM até 10 SM 64 48 36 29 28 18 19 7 7 6 5 5 0
Mais de 10 SM  48 46 37 28 20 16 15 6 5 9 6 4 0
Classe social A 60 38 49 31 27 14 16 9 7 15 5 2 0
B 61 46 33 31 29 17 18 9 10 7 7 6 1
C 60 47 28 28 26 17 16 14 11 8 6 5 0
DE 58 43 27 29 29 17 18 20 16 9 6 7 1
Condição de atividade PEA 65 46 34 32 29 19 18 10 11 7 5 5 0
Não PEA 52 46 23 25 25 14 15 16 11 10 7 7 1
  • 1Base: 57,2 milhões de pessoas que usaram a Internet há menos de três meses em relação ao momento da entrevista mas não realizaram compras pela rede há menos de 12 meses em relação ao momento da entrevista. Respostas múltiplas e estimuladas. Dados coletados entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014.
  • Fonte: NIC.br - set/2013 a fev/2014