FAQ - TIC Saúde


Realizada desde 2013 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, a pesquisa TIC Saúde investiga a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde brasileiros, bem como a apropriação que os profissionais da área da saúde fazem dela. No momento a pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados, entrevistando gestores e profissionais da área da saúde de estabelecimentos selecionados.

Confira mais informações sobre a produção das pesquisas e esclareça suas dúvidas a seguir:


Qual o objetivo da pesquisa?

O objetivo da pesquisa é compreender a adoção das tecnologias de informação e comunicação, como computador e Internet, nos estabelecimentos de saúde brasileiros e seu uso pelos profissionais da área.

Nos anos de 2017 e 2018, realiza-se a quinta edição da pesquisa TIC Saúde, que ocorre anualmente. Os resultados das edições anteriores podem ser conferidos no endereço http://cetic.br/pesquisa/saude/

Qual é a importância da pesquisa?

Os dados coletados serão utilizados como base para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas ao uso destas tecnologias pelos estabelecimentos que formam o sistema de saúde brasileiro, visando melhorias na qualidade da assistência.

Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como de outros representantes do governo, sociedade civil e de especialistas vinculados a universidades.

No plano internacional, o estudo também é apoiado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Conferência Estatística das Américas (CEA) da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU (CEPAL).

Como será realizada a pesquisa?

Serão realizadas entrevistas com profissionais vinculados aos estabelecimentos de saúde por meio de questionários desenvolvidos para conhecer melhor a infraestrutura de acesso a estas tecnologias e o uso que médicos(as) e enfermeiros(as) fazem delas em seu dia a dia.

Os questionários serão aplicados por pesquisadores do Ibope Inteligência, que é o instituto de pesquisa responsável por coletar as informações dos estabelecimentos e profissionais de saúde.

Como será a coleta de informações?

Serão dois questionários, aplicados por telefone:

1. O primeiro questionário é destinado aos gestores gerais ou responsáveis pela área de Tecnologia da Informação dos estabelecimentos pesquisados. Investiga a infraestrutura e o acesso às tecnologias da informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde.

2. O segundo questionário é voltado aos médicos(as) e enfermeiros(as) que trabalham nestes estabelecimentos. Investiga o uso e a apropriação destas tecnologias, sobretudo em suas atividades profissionais no estabelecimento pesquisado.

Quando será o período de realização da pesquisa?

Os telefonemas aos estabelecimentos de saúde e profissionais ocorrerão entre agosto de 2017 e março de 2018.

Onde será realizada a pesquisa?

A pesquisa será realizada em todo o território nacional, em estabelecimentos de saúde públicos e privados selecionados aleatoriamente pelo CETIC.br a partir do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde.

Por que o estabelecimento em que trabalho foi selecionado para participar da pesquisa? E por que eu fui selecionado?

Realizou-se um sorteio aleatório dos estabelecimentos de saúde a partir do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde. Em cada estabelecimento selecionado, será realizado também um sorteio aleatório de departamentos e turnos de trabalho para definir os profissionais a serem entrevistados, entre médicos(as) e enfermeiros(as). Ambos os sorteios são baseados em métodos estatísticos rigorosos.

Para que os resultados do estudo reflitam a realidade do país é muito importante que todos os estabelecimentos e profissionais sorteados colaborem respondendo à pesquisa.

O que vai acontecer com as informações que eu dei ao entrevistador?

Serão agrupadas com as respostas de outras milhares de pessoas que também responderão às mesmas perguntas. As informações serão consolidadas e o respondente jamais será identificado, ou seja, os resultados coletados de todos os respondentes serão calculados conjuntamente para representar um valor total para todo país.

O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade Informação (Cetic.br) é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É, desde 2005, responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, e divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Esses estudos são referência para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso da população à tecnologias como o computador, a Internet e o celular.

Mais informações em http://www.cetic.br/.

Mais informações:

Para conhecer melhor o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.

Para mais informações, você pode contatar:

Cetic.br

Rafael Soares (Analista responsável pela pesquisa)
(11) 5509-3537 ramal 4008 ou pesquisa@nic.br

Ibope Inteligência

Lígia Rubega
(11) 3069-9460 ou ligia.rubega@ibopeinteligencia.com

Ana Cavalcanti
(11) 3063-9461 ou ana.cavalcanti@ibopeinteligencia.com