ShutterStock copyright

TIC Organizações sem Fins Lucrativos

Objetivos da Pesquisa

Realizada pela primeira vez em 2012, a pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos tem o objetivo de investigar o acesso, o uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação por organizações como ONGs, sindicatos, associações, fundações e organizações religiosas no Brasil. O estudo busca compreender os impactos das TIC no trabalho e na relação entre essas organizações e suas comunidades de atuação.

Áreas de investigação

Os dados apresentados na pesquisa versam sobre quatro temas principais:

  • Infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação nas organizações;
  • Uso das TIC;
  • Capacidades e habilidades em TIC;
  • Perfil das organizações.

Apoios institucionais e referências internacionais

A pesquisa conta com a colaboração de um grupo de especialistas formado por membros da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pesquisadores de diversas universidades.

Metodologia

A pesquisa considera as organizações brasileiras listadas no Cadastro Central de Empresas do IBGE (CEMPRE) que pertençam à natureza jurídica 3. A classificação das organizações por atividade-fim foi elaborada a partir de uma combinação de Natureza Jurídica e mercado de atuação (CNAE), classificações oriundas do cadastro. A amostra de organizações é obtida por amostragem aleatória simples sem reposição em cada estrato formado pelo cruzamento da atividade-fim, região e o porte definido pelo número de pessoas ocupadas. Para fins de divulgação foram consideradas as faixas de pessoas remuneradas coletadas na pesquisa.