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TIC Empresas


Objetivos da pesquisa

Realizada desde 2005, a pesquisa TIC Empresas mede a adoção das tecnologias de informação e comunicação em pequenas, médias e grandes empresas (10 ou mais pessoas ocupadas). A pesquisa teve periodicidade anual entre 2005 e 2015. Desde 2017 a pesquisa é realizada a cada 2 anos.

O objetivo da pesquisa é investigar o acesso à infraestrutura, bem como o uso e a apropriação que o setor privado faz das novas tecnologias, mapeando a percepção sobre possíveis benefícios gerados às suas atividades. 

A TIC Empresas também inclui, com menor periodicidade, uma amostra de microempresas (1 a 9 pessoas ocupadas). Contando com um questionário adaptado a esse público, a pesquisa com microempresas foi realizada em 2007, 2010 e 2017.

Áreas de investigação

O levantamento apresenta indicadores que traduzem em números a realidade das empresas brasileiras em relação à diversos temas, tais como:

  • Acesso às TIC;
  • Uso da Internet;
  • Governo eletrônico;
  • Comércio eletrônico;
  • Habilidades em TICs;
  • Software;
  • Segurança;
  • Novas tecnologias.

Apoio institucional

A pesquisa conta com apoio do Ministério da Economia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e de um grupo de especialistas de diversos setores.

 

Referências internacionais

A pesquisa TIC Empresas está baseada em padrões metodológicos e indicadores definidos internacionalmente em manuais de instituições como a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Também está alinhada com os referenciais metodológicos propostos no manual da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), elaborado em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto de Estatística da Comissão Europeia (Eurostat) por meio da iniciativa multissetorial Partnership on Measuring ICT for Development.

Metodologia

A pesquisa TIC Empresas considera as empresas brasileiras de 10 pessoas ocupadas ou mais que pertençam a mercados de atuação considerados pelas metodologias internacionais. A amostra de empresas é obtida por amostragem estratificada simples, sendo que os estratos são construídos de acordo com os domínios de interesses para divulgação de resultados da pesquisa.