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TIC Empresas

Objetivos da Pesquisa

Publicada anualmente desde 2005, a pesquisa TIC Empresas mede a presença das tecnologias de informação e comunicação em companhias com 10 ou mais pessoas ocupadas. O objetivo da pesquisa é investigar o acesso à infraestrutura, bem como o uso e a apropriação que o setor privado faz das novas tecnologias, mapeando a percepção sobre possíveis benefícios gerados às suas atividades. O grupo de empresas com 1 a 9 pessoas ocupadas foi estudado pela pesquisa TIC Microempresas, que teve uma edição em 2007 e outra em 2010.

Áreas de investigação

O levantamento apresenta indicadores que traduzem em números a realidade das companhias brasileiras em relação a:

  • Acesso às TIC;
  • Uso da Internet;
  • Governo eletrônico;
  • Comércio eletrônico;
  • Habilidades em TICs;
  • Software.

Apoios institucionais e referências internacionais

A pesquisa TIC Empresas está baseada em padrões metodológicos e indicadores definidos internacionalmente em manuais de instituições como a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Também está alinhada com os referenciais metodológicos propostos no manual da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), elaborado em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto de Estatística da Comissão Europeia (EUROSTAT) traduzidos na aliança Partnership on Measuring ICT for Development, formada por diversas organizações internacionais.

Metodologia

A pesquisa TIC Empresas considera as empresas brasileiras de 10 pessoas ocupadas ou mais que pertençam a mercado de atuação considerados pelas metodologias internacionais. A amostra de empresas é obtida por amostragem aleatória simples sem reposição em cada estrato formado pelo cruzamento do mercado de atuação, região e o porte da empresa.