CGI.br divulga os resultados da Pesquisa TIC Empresas 2009


04 MAI 2010



Números indicam um aumento na oferta de acesso remoto oferecido pelas empresas aos funcionários e crescimento na conexão via celular e modem 3G

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anuncia os resultados da 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil — TIC Empresas 2009. Conduzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), o levantamento analisou 3,7 mil empresas com 10 ou mais funcionários em todo o território nacional. A pesquisa traz informações sobre a penetração e uso da Internet nas empresas brasileiras, incluindo dados gerais sobre os sistemas TIC, governo eletrônico, segurança na rede, comércio eletrônico e habilidades no uso das TICs.

Em 2009, os resultados da TIC Empresas revelaram que o uso de computadores nas empresas brasileiras com 10 funcionários ou mais ficou estável em relação à edição passada da pesquisa, no patamar de 97%. Nas empresas com 50 funcionários ou mais, esse percentual atingiu 100%, assim como em 2008.

 “De um modo geral, a pesquisa confirma a tendência das empresas brasileiras em adotarem rapidamente as inovações das Tecnologias de Informação e Comunicação”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Entre os destaques da TIC Empresas 2009 está o crescente percentual de empresas que oferecem acesso remoto ao seu sistema de computadores para os funcionários trabalharem fora das suas dependências: a proporção atingiu 25% das empresas com computador, crescendo 10 pontos percentuais em relação a 2006.

A adoção dos celulares corporativos também chamou a atenção no resultado: 65% das empresas declararam utilizar este tipo de tecnologia. A pesquisa registrou também o crescimento expressivo da conexão via celular ou modem 3G, que passou de 4% em 2006 para 10% em 2009.

A TIC Empresas 2009 indicou que 50% das empresas declararam que algumas funções que exigem especialistas em TI ou no uso de computador foram desempenhadas por fornecedores externos, um aumento de 11 pontos percentuais nos últimos 4 anos. “Estes números confirmam a tendência crescente à terceirização dos serviços de TI por parte das empresas brasileiras”, diz Barbosa.

Conectividade
Um fator que chama a atenção é o número crescente de empresas que utilizam redes LAN sem fio, 41% citaram que adotam este tipo de conexão. “Este crescimento não deve ser lido como uma tendência à substituição das antigas redes com fio, e sim, como um movimento de uso concomitante de ambas as formas de conexão”, diz Barbosa.

Apesar da estabilidade na proporção de empresas que utilizam conexões DSL (maioria das empresas: 60%), a tecnologia continua sendo o principal meio de acesso à Internet. A pesquisa também registrou o crescimento expressivo da conexão via celular/ modem 3G, que passou de 4% em 2006, para 10% em 2009, mais que o dobro no último ano.

Uso e presença na Internet
Considerando-se o conjunto das empresas brasileiras que fazem parte do universo da TIC Empresas, o acesso à Internet está presente em 93% delas. Dentre as empresas com mais de 100 funcionários, 100% acessam a Internet.

Em 2009, o percentual de empresas com website/página na Internet manteve-se estável com 51%. Ainda assim, a pesquisa demonstrou que a Internet está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas para o fornecimento de informações sobre os produtos e serviços, e cada vez menos para as transações comerciais propriamente ditas.

Em 2009, foram incluídas na pergunta as atividades: uso de mensagens instantâneas e de VoIP. Pouco mais da metade (54%) das empresas que usam Internet declararam utilizar a rede para a troca de mensagens instantâneas, e 20% para o uso de telefone ou vídeo-conferência sobre IP.

Controle de acesso e segurança
Da mesma forma que na edição anterior, 66% das empresas brasileiras com 10 ou mais funcionários possuem algum tipo de medida de restrição ao acesso de empregados a determinados tipos de páginas da Internet. As principais restrições registradas são aos: sites pornográficos (62%), sites de relacionamento (48%), sites de comunicação (41%) e e-mails pessoais (30%).

O conteúdo completo da pesquisa está disponível no endereço http://www.cetic.br/.

Sobre o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br)
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/)..

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.
 
Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou http://www.cgi.br/

Contatos para a Imprensa: S2 Comunicação Integrada
http://www.s2.com.br
Twitter / Flickr / Youtube: S2comunicacao

Everton Schultz - everton.schultz@s2.com.br
Juliana Gilio - juliana.gilio@s2.com.br
Veronica Cassavia - veronica@s2.com.br
Ricardo Franzin - rfranzin@s2.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/