Cetic.br lança estudo setorial “TIC Cultura”


31 JUL 2017



Evento acontece no dia 21 de agosto em São Paulo. Participe!

No próximo dia 21 de agosto, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promove o lançamento do Estudo “Cultura e Tecnologias no Brasil: um estudo sobre as práticas culturais da população e o uso das tecnologias de informação e comunicação”. O evento é gratuito e acontecerá no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, em São Paulo.

A pesquisa TIC Cultura tem como objetivo investigar como o acesso e uso das TIC modificam as práticas culturais da população. Para isso, foi promovida pelo Cetic.br uma exploração qualitativa com grupos formados por brasileiros de diferentes idades e perfis socioeconômicos, residentes nas cinco regiões do país. Entre as questões que permeiam o estudo, estão os potenciais da disseminação e uso das TIC para ampliação do acesso a bens e serviços culturais e promoção da diversidade do que é produzido e difundido culturalmente no Brasil. Além disso, o estudo também buscou identificar se existem limitações para a promoção da diversidade cultural e para a ampliação do direito à cultura com o uso das tecnologias.

“A forma como consumimos e produzimos cultura na última década sofreu grandes mudanças devido ao crescimento do acesso às tecnologias por parte da população. Este estudo setorial procura responder a diversas perguntas importantes para entender esta importante interface entre cultura e tecnologia no cenário brasileiro e assim auxiliar no fomento de políticas públicas que garantam o avanço desse processo”, ressalta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O lançamento contará com a mediação de Luciana Piazzon Barbosa Lima (Cetic.br), e participação de Isaura Botelho (Sesc-SP) e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, do Núcleo de Desenvolvimento e Desigualdades do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

As inscrições para o evento de lançamento já estão abertas e podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas e haverá distribuição da publicação.

Serviço
Data:
21 de agosto de 2017 (segunda-feira)
Horário: Das 18h às 20h
Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo-SP
Inscrições: a partir de 25 de julho em http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/cultura-e-tecnologias-no-brasil-praticas-culturais-e-o-uso-das-tics

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, departamento do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Kelly Casarin - kcasarin@webershandwick.com
Fone: (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr