Ir para o conteúdo

Bases de microdados

Reconhecendo a relevância das Pesquisas TIC e atendendo à crescente demanda por microdados, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), detalha abaixo os passos para que usuários e usuárias possam ter acesso aos arquivos de microdados anonimizados.


Microdados são a menor fração de um dado coletado em uma pesquisa. Retrata, por meio de códigos numéricos, a resposta individual dos informantes ao questionário aplicado. A agregação dos microdados em certas unidades (como domicílios, regiões geográficas ou classe social, por exemplo) permite a construção da informação obtida através do estudo.

As bases de microdados podem ser lidas por software específicos, como R, SAS e SPSS, que permitem ao usuário a manipulação para a composição de novas tabelas e, consequentemente, novas análises.

Para sua disponibilização, as bases de microdados passam por um processo de anonimização, de modo a preservar o sigilo dos informantes.


O processo de anonimização da base de microdados tem como objetivo preservar o sigilo dos informantes e pode ser realizado por meio de métodos de acesso restrito aos dados ou por métodos de restrição dos dados disponibilizados.

Os métodos de acesso restrito aos dados buscam delimitar quem e/ou sob quais condições será consentido o acesso aos dados, limitando, por exemplo, as pessoas autorizadas a manuseá-los, permitindo o acesso a dados protegidos por senhas/criptografia ou compartilhando os dados sob um termo/licença de uso.

Os métodos de restrição dos dados buscam limitar os dados disponibilizados para protegê-los. Isto pode ser realizado por métodos de supressão dos dados disponíveis (por exemplo, dados que poderiam identificar indivíduos), ou pela inclusão de ruído na base de dados (ou seja, pela inclusão de ocorrências fictícias).

Estas técnicas são utilizadas para possibilitar a preservação do sigilo dos informantes e, ao mesmo tempo, o acesso às bases de microdados de pesquisas. Nas bases de microdados das Pesquisas TIC, são utilizados os métodos de acesso restrito e/ou restrição dos dados, combinando-os nos casos das pesquisas com estabelecimentos.


Pesquisas domiciliares (TIC Domicílios, TIC Kids Online Brasil)

As bases de microdados das pesquisas domiciliares serão disponibilizadas ao público em geral para download no site do Cetic.br, na página de cada Pesquisa, sob a Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

As bases serão publicadas no site do Cetic.br de forma gradativa, a partir da Pesquisa TIC Domicílios 2015.


Pesquisas com estabelecimentos (TIC Governo Eletrônico, TIC Educação, TIC Empresas, TIC Organizações sem Fins Lucrativos, TIC Cultura, TIC Saúde)

As bases de microdados referentes a pesquisas com estabelecimentos poderão ser disponibilizadas mediante a assinatura de um Termo de Acesso e Uso de bases de microdados, firmado entre uma instituição solicitante e o NIC.br.

A instituição solicitante deverá preencher o formulário com informações sobre o projeto, onde deverão ser especificadas quais são as bases de interesse (Pesquisa e ano), todas as pessoas da instituição que estarão envolvidas no manuseio e na análise dos dados, além dos objetivos, a justificativa e metodologia do estudo que será realizado a partir da base dos microdados. O formulário deverá ser enviado por e-mail para acordos.cetic@nic.br.

A partir da revisão e aceite das informações enviadas, será confeccionado o Termo de Acesso e Uso das bases, que será firmado entre o NIC.br e um representante da instituição. Para que o termo seja assinado, é necessário o envio de documento que comprove que a representante legal da instituição tem poderes para assinar este tipo de documento.

Vale destacar que o Termo é assinado uma única vez entre as Partes, até seu vencimento. Uma vez firmado, futuras solicitações de bases de dados podem ser encaminhados ao NIC.br/Cetic.br a qualquer momento, por e-mail (acordos.cetic@nic.br).


Como parte do processo de disseminação dos resultados das Pesquisas TIC, o NIC.br/Cetic.br disponibiliza as bases de microdados das Pesquisas e sua documentação, que podem ser disponibilizados via download ou mediante Termo de Acesso e Uso.


Base disponível para download

Para download na página do Cetic.br estão disponíveis as bases de microdados da Pesquisa TIC Domicílios. Os documentos disponibilizados são:


  • Base de microdados;
  • Questionário aplicado aos respondentes;
  • Relatório metodológico que detalha a metodologia de coleta dos dados;
  • Dicionário de dados para identificação das variáveis contidas na base.

Todas as bases de microdados são disponibilizadas anonimizadas para preservar o sigilo dos informantes.

TIC Domicílios
  • 2015 - Domicílios
  • 2015 - Indivíduos

Bases disponíveis para compartilhamento via Termo de Acesso e Uso

Via Termo de Acesso e Uso das bases de microdados estão disponíveis as seguintes bases:


TIC Domicílios
2011, 2012, 2013, 2014
TIC Kids Online Brasil
2012, 2013, 2014, 2015, 2016
TIC Empresas
2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016


TIC Educação
2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016
TIC Saúde
2013, 2014, 2015, 2016



Seguindo as Boas Práticas para Dados na Web (Data on the Web Best Practices), do W3C, os documentos e as bases de microdados das Pesquisas TIC domiciliares são disponibilizadas no site sob a Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isto significa que você pode compartilhar e adaptar o material e, sempre que o fizer ou que utilizar qualquer um dos materiais disponibilizados, deverá dar o crédito ao NIC.br/Cetic.br apropriadamente. Acesse aqui a licença na íntegra.


Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão a respeito do acesso às bases de microdados, documentos disponibilizados ou outros assuntos relativos às bases, entre em contato conosco.