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TIC Empresas

Objetivos da pesquisa

Realizada desde 2005, a pesquisa TIC Empresas mede a adoção das tecnologias de informação e comunicação em pequenas, médias e grandes empresas (10 ou mais pessoas ocupadas). A pesquisa tem periodicidade anual (com exceção do período de 2015 a 2023, em que a pesquisa foi realizada a cada dois anos).

O objetivo da pesquisa é investigar o acesso à infraestrutura, bem como o uso e a apropriação que o setor privado faz de novas tecnologias, mapeando a maturidade digital das empresas brasileiras.

A TIC Empresas também inclui, com menor periodicidade, uma amostra de microempresas (1 a 9 pessoas ocupadas). Com um questionário adaptado a esse público, a pesquisa com microempresas foi realizada em 2007, 2010 e 2017.

Áreas de investigação

O levantamento apresenta indicadores que traduzem em números a realidade das empresas brasileiras em relação à diversos temas, tais como:

  • Acesso às TIC;
  • Uso da Internet;
  • Governo eletrônico;
  • Comércio eletrônico;
  • Habilidades em TICs;
  • Software;
  • Segurança;
  • Novas tecnologias.

Apoio Institucional

A pesquisa conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), bem como de um grupo de especialistas do setor privado e academia.

 

Referências Internacionais

A pesquisa TIC Empresas é baseada em padrões metodológicos e indicadores definidos internacionalmente em manuais de instituições como a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Também está alinhada com os referenciais metodológicos propostos no manual da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), elaborado em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto de Estatísticas da Comissão Europeia (Eurostat) por meio da iniciativa multissetorial Partnership on Measuring ICT for Development.

Metodologia

A pesquisa TIC Empresas considera as empresas brasileiras de 10 pessoas ocupadas ou mais que pertençam a mercados de atuação considerados pelas metodologias internacionais. A amostra de empresas é obtida por amostragem estratificada simples, sendo que os estratos são construídos de acordo com os domínios de interesses para divulgação de resultados da pesquisa.